Buscar

Considere o poema de Gonçalves Dias, escrito em 1843, e o de José Paulo Paes, escrito em 1973, e analise as afirmativas a seguir. I. Não houve inte...

Considere o poema de Gonçalves Dias, escrito em 1843, e o de José Paulo Paes, escrito em 1973, e analise as afirmativas a seguir. I. Não houve intertextualidade, pois o poema de José Paulo Paes não cita nenhum verso de Gonçalves Dias. II. O conhecimento do poema de Gonçalves Dias é necessário para a interpretação do poema de José Paulo Paes. III. A oposição entre o aqui, lugar de enunciação do poeta, e o lá, marcado pelos prazeres e pelas belezas, só aparece no poema de Gonçalves Dias, uma vez que a versão moderna apresenta palavras sem conexão. É correto o que se afirma em:
I. Não houve intertextualidade, pois o poema de José Paulo Paes não cita nenhum verso de Gonçalves Dias.
II. O conhecimento do poema de Gonçalves Dias é necessário para a interpretação do poema de José Paulo Paes.
III. A oposição entre o aqui, lugar de enunciação do poeta, e o lá, marcado pelos prazeres e pelas belezas, só aparece no poema de Gonçalves Dias, uma vez que a versão moderna apresenta palavras sem conexão.
e. II, apenas.

Essa pergunta também está no material:

IPT INTERPRETACAO E PROD DE TEXTOS 2023
20 pág.

Administração UNICIVUNICIV

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "e. II, apenas". A afirmativa I está incorreta, pois a intertextualidade pode ocorrer mesmo sem a citação direta de versos de outro poema. A afirmativa II está correta, pois o conhecimento prévio do poema de Gonçalves Dias é importante para a compreensão do poema de José Paulo Paes, que faz uma releitura do poema "Canção do Exílio". A afirmativa III está incorreta, pois a oposição entre o aqui e o lá também é presente no poema de José Paulo Paes, que faz uma inversão da perspectiva do poema de Gonçalves Dias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais