Buscar

Catarina Sofia possui uma dívida com a empresa Somente Beleza, que vende produtos cosméticos. O débito de Carla está sendo pago mensalmente, em 10 ...

Catarina Sofia possui uma dívida com a empresa Somente Beleza, que vende produtos cosméticos. O débito de Carla está sendo pago mensalmente, em 10 parcelas de R$500,00 (quinhentos reais) cada. Em uma das vezes em que a devedora foi até a loja para efetuar o pagamento, se deparou com uma pessoa, de nome Maria Valentina, atrás do balcão de atendimento, informando que poderia efetuar o pagamento para ela, já que Maria era a mais nova contratada da empresa, vestindo, inclusive, a camiseta da Somente Beleza. Catarina Sofia então entregou os R$500,00 referentes ao pagamento do mês devido, já que Maria aparentava ser realmente funcionária da loja, quando não verdade não era. Com base no enunciado, assinale a opção correta:
A) Caso Maria Valentina não seja funcionária da loja, Catarina Sofia terá que pagar novamente, já que “quem paga mal, paga duas vezes.”
B) Catarina Sofia é credora putativa e o pagamento é válido, eis que feito de boa-fé, ainda que provado depois que Maria Valentina não poderia receber.
C) Catarina Sofia poderá cobrar da loja em dobro do que pagou, eis que houve enriquecimento ilícito por parte dela.
D) Maria Valentina deverá devolver em triplo o valor recebido, já que ludibriou Catarina Sofia, informando que poderia receber os valores quando, na verdade, não era funcionária da loja.

Essa pergunta também está no material:

simulado oab
30 pág.

Processo I Centro Universitário Ritter dos ReisCentro Universitário Ritter dos Reis

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Catarina Sofia é credora putativa e o pagamento é válido, eis que feito de boa-fé, ainda que provado depois que Maria Valentina não poderia receber. Isso ocorre porque Catarina Sofia efetuou o pagamento de boa-fé, acreditando que Maria Valentina era funcionária da loja e, portanto, tinha poderes para receber o pagamento. Assim, mesmo que se prove depois que Maria Valentina não poderia receber, o pagamento é válido e Catarina Sofia não precisará pagar novamente. Além disso, ela é considerada uma credora putativa, ou seja, acreditava que estava pagando para a pessoa certa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image