Buscar

Leia o texto e observe a imagem a seguir para atender à questão. Texto I Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo claramente Na vos...

Leia o texto e observe a imagem a seguir para atender à questão. Texto I Discreta e formosíssima Maria, Enquanto estamos vendo claramente Na vossa ardente vista o sol ardente, e na rosada face a aurora fria; Enquanto pois produz, enquanto cria Essa esfera gentil, mina excelente No cabelo o metal mais reluzente, E na boca a mais fi na pedraria. Gozai, gozai da flor da formosura, Antes que o frio da madura idade Tronco deixe despido o que é verdura. Que passado o zenith da mocidade, Sem a noite encontrar da sepultura, É cada dia ocaso da beldade. Gregório de Matos Texto II Descrição da imagem não disponível Pieter Claesz / Domínio Público Vanitas - Pieter Claesz Tendo em vista seus conhecimentos sobre Barroco, REDIJA um parágrafo dissertativo, relacionando o poema de Gregório de Matos, com o quadro “Vanitas”, do pintor do século XVII Pieter Claesz.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O poema de Gregório de Matos e o quadro "Vanitas" de Pieter Claesz são duas obras que representam o movimento artístico Barroco. Ambas as obras apresentam a temática da transitoriedade da vida e da beleza, que é um dos principais temas do Barroco. No poema, Gregório de Matos descreve a beleza da jovem Maria e como ela deve aproveitar sua juventude antes que a velhice chegue e a beleza se desvaneça. Já no quadro "Vanitas", Pieter Claesz apresenta uma natureza morta com objetos que simbolizam a transitoriedade da vida, como um crânio, um relógio e um livro aberto. Ambas as obras apresentam uma reflexão sobre a efemeridade da vida e da beleza, que é uma das principais características do Barroco. Além disso, tanto o poema quanto o quadro apresentam uma estética marcada pelo contraste entre luz e sombra, que é outra característica do Barroco. O poema de Gregório de Matos apresenta uma linguagem rebuscada e uma métrica complexa, que também são características do Barroco. Já o quadro "Vanitas" apresenta uma técnica de pintura detalhada e realista, que é outra característica do movimento artístico. Em resumo, tanto o poema de Gregório de Matos quanto o quadro "Vanitas" de Pieter Claesz apresentam características do movimento artístico Barroco, como a reflexão sobre a transitoriedade da vida e da beleza, o contraste entre luz e sombra e a estética rebuscada e detalhada.

0
Dislike0
User badge image

Edcarla Maria Silva dos Santos

Padrão de resposta esperado

Essa rica questão de arte comparada explora uma característica básica do estilo barroco: a consciência agônica da brevidade da vida, da fugacidade da beleza e da mocidade. No poema, essa postura existencial está nítida nestes versos:

Gozai, gozai da flor de formosura,

Antes que o frio da madura idade

Tronco deixe despido o que é verdura.

A reprodução da tela Vanitas, de Pieter Claesz, com título de inspiração bíblica (“vaidade, tudo é vaidade”), apresenta uma caveira, símbolo evidente da morte. Novamente, a inspiração é bíblica (“Tu és pó e ao pó retornarás!”).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais