Buscar

A Cia. Alfa situa-se em um país sem inflação e sem qualquer tipo de tributação. Ela encerra seus exercícios sociais em 31 de dezembro de cada ano q...

A Cia. Alfa situa-se em um país sem inflação e sem qualquer tipo de tributação. Ela encerra seus exercícios sociais em 31 de dezembro de cada ano quando, então, elabora as demonstrações financeiras (contábeis) previstas na Lei no 6.404/76. Em 31/dez./95, havia sido constituída uma "Reserva para Contingências" no valor de $ 1.300 a qual foi revertida em 31/dez./96, pois nesta data deixaram de existir as razões que justificaram sua constituição. Em 31/dez./96, a Diretoria autorizou a constituição de quaisquer "Reserva(s) para Contingências" que fossem necessárias. O Contador entende já ser possível proceder o "encerramento do exercício social" (ou seja, "apurar o resultado" e "destinar o resultado"). Se tal ocorrer neste momento, do confronto das receitas com as despesas já contabilizadas (e relativas a 1996), será apurado um lucro de $ 8.700. O Contador efetuará os lançamentos de apuração do resultado de 1996, obtendo um lucro líquido de $ 8.700. Depois disso, efetuará os lançamentos de destinação do resultado, dentre os quais estará o da constituição de uma "Reserva para Contingências" no valor de $ 1.100, em virtude do seguinte fato (o que a seguir narrado realmente ocorreu): Em 31/dez./96, a Cia. Alfa efetuou à vista, a venda de um lote de equipamentos por ela produzidos e que estavam registrados no seu estoque de produtos prontos. Fugindo totalmente das regras da empresa, a Diretoria garantiu ao comprador que até 31/dez./97 a Cia. Alfa arcaria com qualquer conserto nos equipamentos caso apresentassem defeitos. Quando tomou tal decisão singular, a Diretoria o fez baseada em profundo estudo técnico de diversas áreas da empresa. Tal estudo apontava o valor de $ 1.100 como sendo o mais provável que ela desembolsaria até 31/dez./97, em função da decisão. Diante do acima exposto, escolha a alternativa que aprecia adequadamente o que está contido no enunciado:

a) Está correta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 8.700 e deveria ser constituída a "Reserva para Contingências" de $ 1.100.
b) Está incorreta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 7.600 e não deveria ser constituída uma "Reserva para Contingências" de $ 1.100.
c) Está incorreta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 7.600, deveria ser constituída a "Reserva para Contingências" de $ 1.100 e, complementarmente, deveria ser constituída uma "Provisão para Contingências" de $ 1.100.
d) Está incorreta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 8.900 ($ 8.700 mais $ 1.300 da reversão da "reserva para contingências" que existia menos $ 1.100 decorrentes da garantia dada em 31/dez./96). Não deveria ser constituída a "Reserva para Contingências" de $ 1.100.
e) Está incorreta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 8.900 ($ 8.700 mais $ 1.300 da reversão da "reserva para contingências" que existia menos $ 1.100 decorrentes da garantia dada em 31/dez./96). Complementarmente, deveria ser constituída uma "Reserva para Contingências" de $ 1.100.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios de Contabilidade
259 pág.

Matemática Financeira Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Está correta a posição assumida pelo Contador. O lucro líquido é de $ 8.700 e deveria ser constituída a "Reserva para Contingências" de $ 1.100.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais