Buscar

Em um laboratório, um elemento (resistor de resistência elétrica R) do circuito de um equipamento precisa ser testado para que se certifique de qu...

Em um laboratório, um elemento (resistor de resistência elétrica R) do circuito de um equipamento precisa ser testado para que se certifique de que ele está funcionando conforme as especificações do fabricante. Um técnico tem à sua disposição um amperímetro e um voltímetro. Sobre as características desses aparelhos e o modo de conectá-los ao circuito para fazer medidas, assinale o que for correto.
01) Para medir a corrente elétrica, deve-se ligar o amperímetro em série com o elemento.
02) Para que a introdução do amperímetro não modifique de modo significativo o valor da corrente que se quer medir, sua resistência AR deve ser desprezível quando comparada com a resistência R do elemento.
04) Para medir a diferença de potencial (ddp) entre as extremidades do elemento, deve-se ligar o voltímetro em série com o elemento.
08) Para que a introdução do voltímetro não modifique de modo significativo a ddp que se quer medir, sua resistência VR deve ser muito maior do que a resistência R do elemento.
a) 01 + 02 + 08
b) 01 + 04 + 08
c) 02 + 04 + 08
d) 01 + 02 + 04
e) 02 + 04 + 08

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO_10_-_ELETRODINAMICA
11 pág.

Física Eeefm Manoel LobatoEeefm Manoel Lobato

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) 01 + 02 + 08". Explicação: Para medir a corrente elétrica, deve-se ligar o amperímetro em série com o elemento (afirmação 01). Para que a introdução do amperímetro não modifique de modo significativo o valor da corrente que se quer medir, sua resistência AR deve ser desprezível quando comparada com a resistência R do elemento (afirmação 02). Para medir a diferença de potencial (ddp) entre as extremidades do elemento, deve-se ligar o voltímetro em paralelo com o elemento (afirmação incorreta). Para que a introdução do voltímetro não modifique de modo significativo a ddp que se quer medir, sua resistência VR deve ser muito maior do que a resistência R do elemento (afirmação 08). Portanto, as afirmações corretas são 01, 02 e 08.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais