Buscar

Considere um fio metálico no qual foi estabelecido um campo elétrico E , conectando suas extremidades aos polos de uma bateria. Os elétrons livres ...

Considere um fio metálico no qual foi estabelecido um campo elétrico E , conectando suas extremidades aos polos de uma bateria. Os elétrons livres do fio metálico estarão sujeitos à ação da força elétrica devida ao campo e assim serão postos em movimento, dando origem a uma corrente elétrica através do fio condutor. Sobre este fenômeno, assinale o que for correto.
01) Ao longo do fio metálico a intensidade da corrente elétrica pode variar.
02) O sentido convencional da corrente elétrica através do fio é no sentido do ponto de maior potencial para o ponto de menor potencial.
04) Ao passar através do fio, parte da energia da corrente elétrica é dissipada em outras formas de energia.
08) O movimento dos elétrons livres através do fio será no sentido contrário ao do campo elétrico.
16) Se o sentido do campo elétrico estabelecido no fio metálico for invertido periodicamente, a corrente elétrica também sofrerá inversões periódicas.
a) 01 + 02 + 04 + 08 + 16
b) 02 + 04 + 08 + 16
c) 01 + 04 + 08 + 16
d) 01 + 02 + 08 + 16
e) 01 + 02 + 04 + 08

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO_10_-_ELETRODINAMICA
11 pág.

Física Eeefm Manoel LobatoEeefm Manoel Lobato

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) 01 + 02 + 04 + 08 + 16. Justificativa: 01) Ao longo do fio metálico a intensidade da corrente elétrica pode variar. Isso ocorre porque a resistência elétrica do fio pode variar ao longo do seu comprimento, por exemplo. 02) O sentido convencional da corrente elétrica através do fio é no sentido do ponto de maior potencial para o ponto de menor potencial. Isso ocorre porque a corrente elétrica flui do polo positivo para o polo negativo da bateria. 04) Ao passar através do fio, parte da energia da corrente elétrica é dissipada em outras formas de energia. Isso ocorre devido à resistência elétrica do fio, que transforma parte da energia elétrica em energia térmica. 08) O movimento dos elétrons livres através do fio será no sentido contrário ao do campo elétrico. Isso ocorre porque os elétrons são partículas negativas e são atraídos pelo polo positivo da bateria. 16) Se o sentido do campo elétrico estabelecido no fio metálico for invertido periodicamente, a corrente elétrica também sofrerá inversões periódicas. Isso ocorre porque a corrente elétrica flui do polo positivo para o polo negativo da bateria, e se o sentido do campo elétrico for invertido, a corrente elétrica também será invertida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais