Buscar

Direitos humanos começam em casa? – pág. 59 1. Resposta individual. Os alunos deverão se inscrever para opinar sobre isso. De acordo com o texto de...

Direitos humanos começam em casa? – pág. 59
1. Resposta individual. Os alunos deverão se inscrever para opinar sobre isso. De acordo com o texto de Galeano, a existência de uma Declaração Universal dos Direitos Humanos não garante que não haja violência doméstica e imposições que violem o respeito à individualidade. Poderá haver respostas que sugiram que o que acontece no interior de uma residência pode passar despercebido pela esfera pública, sem que se possa impedir a ocorrência de violações consideráveis, como negligência, agressão física e humilhação.
2. Resposta individual. Os alunos deverão se inscrever para opinar sobre essa declaração. O texto de Eduardo Galeano faz uma provocação sobre formas de violência e infrações de direitos humanos que podem ocorrer dentro de casa, na vida em família. Fique atento e seja cuidadoso com o conteúdo da fala dos alunos, que pode possivelmente indicar relações familiares conturbadas; em casos extremos, procure o apoio da direção da escola e considerem a possibilidade de acionar o Conselho Tutelar.
3. Esta questão é importante porque os alunos podem se incomodar com o texto de Galeano por perceberem que suas experiências familiares mostram que os direitos humanos são garantidos nesse agrupamento.
4. Resposta individual. Os alunos terão a oportunidade de refletir e escrever sobre os direitos que acreditam que deveriam ser respeitados em casa e que estão alinhados com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Talvez alguns alunos citem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).