Buscar

Essa questão descreve uma gestante com 12 semanas de idade gestacional que apresenta sorologias IgG e IgM positivas para toxoplasmose. A paciente r...

Essa questão descreve uma gestante com 12 semanas de idade gestacional que apresenta sorologias IgG e IgM positivas para toxoplasmose. A paciente realizou teste de avidez de IgG que revelou avidez alta, indicando que a infecção ocorreu há mais de quatro meses, ou seja, previamente à gestação. A questão pede a conduta correta. Vamos analisar cada uma das alternativas:Letra A: incorreta. A amniocentese para pesquisa de PCR do Toxoplasma gondii está indicada em gestantes com diagnóstico de infecção aguda.Letra B: correta. Diante de um resultado de alta avidez em gestantes abaixo de 16 semanas, é possível descartar que a infecção tenha ocorrido na gestação em curso. Portanto, devemos suspender a espiramicina e manter a gestante no pré-natal de risco habitual.Letra C: incorreta. O tratamento com espiramicina não está indicado, pois descartamos a possibilidade de infecção aguda.Letra D: incorreta. A terapia tríplice com pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico está indicada após 16 semanas na presença de infecção aguda.Resposta: letra B.

a) A amniocentese para pesquisa de PCR do Toxoplasma gondii está indicada em gestantes com diagnóstico de infecção aguda.
b) Diante de um resultado de alta avidez em gestantes abaixo de 16 semanas, é possível descartar que a infecção tenha ocorrido na gestação em curso. Portanto, devemos suspender a espiramicina e manter a gestante no pré-natal de risco habitual.
c) O tratamento com espiramicina não está indicado, pois descartamos a possibilidade de infecção aguda.
d) A terapia tríplice com pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico está indicada após 16 semanas na presença de infecção aguda.

Essa pergunta também está no material:

simulado 19 4 gabarito
300 pág.

Medicina Centro Universitário de LinsCentro Universitário de Lins

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta correta para a gestante com 12 semanas de idade gestacional que apresenta sorologias IgG e IgM positivas para toxoplasmose e avidez alta é suspender a espiramicina e manter a gestante no pré-natal de risco habitual. Portanto, a alternativa correta é a letra B. Isso ocorre porque, diante de um resultado de alta avidez em gestantes abaixo de 16 semanas, é possível descartar que a infecção tenha ocorrido na gestação em curso. O tratamento com espiramicina não está indicado, pois descartamos a possibilidade de infecção aguda. A amniocentese para pesquisa de PCR do Toxoplasma gondii está indicada em gestantes com diagnóstico de infecção aguda. A terapia tríplice com pirimetamina, sulfadiazina e ácido folínico está indicada após 16 semanas na presença de infecção aguda.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais