Buscar

O processo de escravidão africana no Brasil fez com que recebêssemos cerca de 1/3 dos africanos trazidos para as Américas. Entre os grupos que vier...

O processo de escravidão africana no Brasil fez com que recebêssemos cerca de 1/3 dos africanos trazidos para as Américas. Entre os grupos que vieram são da Costa Ocidental, Centro-ocidental e Costa Oriental. A identificação étnica dos africanos que vieram para o Brasil poderia responder sobre a experiência da escravidão e como viveram a diáspora. Esse movimento gerou o fato de que:

a) A organização de registros históricos não existe, sendo todas invenções do século XX na tentativa de ofertar alguma identidade aos povos que tiveram seus passados completamente apagados e suas culturas perdidas.
b) A culpabilização dos homens brancos em relação ao massacre histórico que destruiu a cultura africana e destituiu seus filhos de pátria é o centro do debate histórico sobre a formação e herança africana no Brasil.
c) Muitos registros de nação, encontrados nas documentações, são apenas categorias criadas por senhores ou comerciantes ou identidades adotadas pelos próprios africanos ao se reagruparem ou ressocializarem sob a escravidão.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios
6 pág.

Formação Sócio Econômica e Política da Sociedade Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Muitos registros de nação, encontrados nas documentações, são apenas categorias criadas por senhores ou comerciantes ou identidades adotadas pelos próprios africanos ao se reagruparem ou ressocializarem sob a escravidão. Essa alternativa está correta porque, de fato, muitos registros de nação encontrados nas documentações são apenas categorias criadas por senhores ou comerciantes ou identidades adotadas pelos próprios africanos ao se reagruparem ou ressocializarem sob a escravidão. Isso ocorreu porque os africanos trazidos para o Brasil eram de diferentes etnias, culturas e línguas, e muitas vezes eram agrupados de acordo com as necessidades dos senhores de escravos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais