Logo Passei Direto
Buscar
Aduz o professor Walter Ceneviva: “(...) Desacolhida a pretensão dos notários e dos registradores, durante a discussão do anteprojeto e do projeto, quanto à exclusão de interferência judiciária em seu trabalho, chegou-se a uma solução intermediária: os titulares têm independência para a organização e administração dos serviços que lhes forem delegados, mas persiste a fiscalização do Poder Judiciário para exame constante da legalidade de seus atos.(...).Fora dos limites da fiscalização, é permitido e recomendável que o juízo competente enderece à Administração suas sugestões para elaboração de planos de adequada e melhor prestação desses serviços.” Diante do acima exposto, analise as seguintes afirmativas:
I – É competência do Poder Judiciário: fiscalizar as atribuições dos notários e registradores; decretar a perda da delegação por sentença judicial transitada em julgado e organizar e realizar concurso de provas e títulos para o ingresso na atividade notarial e de registro.
II - Em cada estado, o poder de conceder ou outorgar a delegação é da competência do Poder Judiciário Federal e, somente a ele é dado o poder de revogar e decretar a perda da delegação.
III - Ao Poder Judiciário cabe, também, regular a organização e administração dos serviços notariais e registrários, inclusive quando da inobservância de obrigação legal por parte dos delegados ou de seus prepostos.
a. As afirmativas II e III estão corretas.
b. Apenas a afirmativa II está correta.
c. As afirmativas I e III estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. Somente a afirmativa I está correta.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I – É competência do Poder Judiciário: fiscalizar as atribuições dos notários e registradores; decretar a perda da delegação por sentença judicial transitada em julgado e organizar e realizar concurso de provas e títulos para o ingresso na atividade notarial e de registro. Esta afirmativa está correta, pois o Poder Judiciário realmente tem essas competências. II - Em cada estado, o poder de conceder ou outorgar a delegação é da competência do Poder Judiciário Federal e, somente a ele é dado o poder de revogar e decretar a perda da delegação. Esta afirmativa está incorreta. A delegação é concedida pelo Poder Judiciário dos Estados, não pelo Judiciário Federal. III - Ao Poder Judiciário cabe, também, regular a organização e administração dos serviços notariais e registrários, inclusive quando da inobservância de obrigação legal por parte dos delegados ou de seus prepostos. Esta afirmativa está correta, pois o Judiciário tem a função de regular e supervisionar esses serviços. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: c) As afirmativas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o texto citado, a alternativa correta é a letra c) As afirmativas I e III estão corretas. A afirmativa I está correta, pois é competência do Poder Judiciário fiscalizar as atribuições dos notários e registradores, bem como decretar a perda da delegação por sentença judicial transitada em julgado e organizar e realizar concurso de provas e títulos para o ingresso na atividade notarial e de registro. A afirmativa III também está correta, pois cabe ao Poder Judiciário regular a organização e administração dos serviços notariais e registrários, inclusive quando da inobservância de obrigação legal por parte dos delegados ou de seus prepostos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as assertivas abaixo:

I - Registram o nascimento, o casamento e o óbito, as emancipações, as interdições, dentre outros .

II - Registram a transmissão de propriedade de bens imóveis, bem como o pacto antenupcial .

III - Promove a distribuição equitativa entre os registros de mesma natureza.

Assinale a alternativa que associe a atividade ao Cartório responsável:

Escolha uma:
a. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Cartórios de Registro de Contratos Marítimos e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
b. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Distribuição.
c. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Contratos Marítimos e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
d. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
e. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.

a. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Cartórios de Registro de Contratos Marítimos e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
b. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Distribuição.
c. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Contratos Marítimos e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
d. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.
e. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Títulos de Documentos.

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 236, atribuiu tratamento igualitário aos serviços notariais e de registros, dispondo: "Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público". Os notários e registradores são considerados pela doutrina como agentes públicos, que no dizer de Maria Sylvia Zanella di Pietro é "toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta. A expressão agente público é mais ampla (que servidor público) e designa genérica e indistintamente os sujeitos que servem ao poder público, necessitando para sua caracterização o requisito objetivo, revestido pela natureza estatal da atividade desempenhada e o requisito subjetivo, a investidura na atividade estatal, não podendo, desta forma, os notários e registradores serem enquadrados como servidores públicos. O caráter privado do serviço notarial e de registro tem caráter personalíssimo, podendo somente o Delegado transferir aos seus prepostos, poderes para a prática dos atos notariais, não podendo ocorrer a figura da cessão da Delegação. Analise as seguintes assertivas: I - A remuneração dos notários e registradores é feita diretamente pelo Estado, e não pelos particulares usuários do serviço. II - A delegação para o exercício da atividade notarial e registral não é simples, dependendo de forma especial e não pode ser tácita. Agora, assinale apenas a alternativa em que as afirmacoes das assertivas estão corretas: Escolha uma: a. II e IV b. III e IV c. II e III d. I e III e. I e II

a. II e IV
b. III e IV
c. II e III
d. I e III
e. I e II

A retificação de uma certidão de nascimento, com supressão do nome do pai, somente é possível quando existir, nos autos do processo, prova cabal de ocorrência de vício de consentimento no ato registral ou, em situação excepcional, demonstração de total ausência de relação socioafetiva entre pai e filho. Caso seja necessária a tomada de tal atitude, em qual Cartório deverá ser feita a retificação? Escolha uma: a. Cartório de Protestos. b. Cartório de Títulos e Documentos. c. Cartório de Registro de Imóveis. d. Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. e. Cartório de Notas. Analise as assertivas abaixo: I - A atividade desenvolvida pelos titulares das serventias de notas e registros, embora seja análoga à atividade empresarial, não sujeita-se a um regime de direito público. II - Trata-se de atividades jurídicas próprias do Estado, e não simplesmente de atividades materiais, cuja prestação é traspassada para os particulares mediante delegação. III - São atividades estatais cujo exercício privado jaz sob a exclusiva fiscalização do Poder Judiciário, e não sob órgão ou entidade do Poder Executivo. É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma: a. II b. I, II e III c. I d. I e III e. II e III

a. II
b. I, II e III
c. I
d. I e III
e. II e III

No exercício de suas funções, na prática de atos próprios da serventia, podem os titulares infringir normas civis, penais ou administrativas, respondendo pelas faltas praticadas. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - Praticada infração administrativa, sujeita-se o titular (e somente ele, pois os prepostos são submetidos ao poder de comando dos titulares) às penas de repreensão, multa, suspensão e perda da delegação, impostas pelo Poder Judiciário. PORQUE II - Ocorrendo dano a usuário do serviço, surge o dever de indenizar, sendo este dever previsto legalmente. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. d. As asserções I e II são proposições falsas. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

Sobre a atividade notarial e de registro, discorre Leonardo Brandelli: “A aplicação do seu mister de acordo com os ditames do Direito, e o zelo pela autonomia da vontade. Quanto ao primeiro aspecto, revela o dever do notário de desempenhar sua função em consonância com o ordenamento jurídico; deve receber a vontade das partes e moldá-la de acordo com o Direito, dentro de formas jurídicas lícitas. (...) O outro aspecto contempla a obrigação do tabelião de velar pela autonomia da vontade daqueles que o procuram; deve ele assegurar às partes, dentro do possível, uma situação de igualdade, bem como assegurar a livre emissão da vontade, despida de qualquer vício, recusando-se a desempenhar sua função caso apure estar tal vontade eivada por algum vício que a afete” Ademais, a atividade notarial e de registro depende de provocação, em virtude do caráter rogatório de sua função, sendo defeso ao notário agir de ofício. Trata-se, também, de profissão que goza de fé pública, na medida em que o notário atua como representante do Estado em sua atividade. Baseando-se nas informações acima, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A obtenção da delegação depende, além da aprovação em concurso público, do preenchimento dos seguintes requisitos: nacionalidade brasileira, capacidade civil, quitação com as obrigações eleitorais e militares, e verificação de conduta condigna para o exercício da profissão, não sendo obrigatória a condição de bacharel. b. Encerrado o concurso, os candidatos serão declarados habilitados sem ordem de classificação e receberão a outorga da delegação, devendo passar por mais uma fase do concurso: a prova oral. c. Tanto os tabeliães quanto os oficiais de registro podem ser chamados de titulares de cartório, pois ambos possuem atividade semelhante, não havendo diferenciação entre eles. d. Aos que tenham completado, até a data da primeira publicação do edital do concurso de provas e títulos, 10 (dez) anos de exercício em serviço notarial ou de registro, é concedida uma porcentagem de pontos na somatória final das notas do concurso. e. Os concursos para ingresso na profissão são realizados pelo Poder Judiciário, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e um registrador. Preceitua o artigo 22 da Lei Federal n.º 8.935/94:"Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso. (Redação dada pela Lei nº 13.286, de 2016). Acerca da responsabilidade civil e criminal dos notários e oficiais de registro, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. Especificamente em relação aos notários e oficiais de registro, não há previsão de responsabilidade civil. Com relação a responsabilidade criminal, esta apenas será discutida se comprovada e com sentença penal condenatória transitada em julgado. b. A responsabilidade criminal será individualizada, aplicando-se, no que couber, a legislação relativa aos crimes contra a administração pública. c. A responsabilidade civil dos notários e registradores depende da criminal. d. Prescreve em dez anos a pretensão de reparação civil, contado o prazo da data de lavratura do ato registral ou notarial. e.

a. A obtenção da delegação depende, além da aprovação em concurso público, do preenchimento dos seguintes requisitos: nacionalidade brasileira, capacidade civil, quitação com as obrigações eleitorais e militares, e verificação de conduta condigna para o exercício da profissão, não sendo obrigatória a condição de bacharel.
b. Encerrado o concurso, os candidatos serão declarados habilitados sem ordem de classificação e receberão a outorga da delegação, devendo passar por mais uma fase do concurso: a prova oral.
c. Tanto os tabeliães quanto os oficiais de registro podem ser chamados de titulares de cartório, pois ambos possuem atividade semelhante, não havendo diferenciação entre eles.
d. Aos que tenham completado, até a data da primeira publicação do edital do concurso de provas e títulos, 10 (dez) anos de exercício em serviço notarial ou de registro, é concedida uma porcentagem de pontos na somatória final das notas do concurso.
e. Os concursos para ingresso na profissão são realizados pelo Poder Judiciário, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e um registrador.

Os artigos 14 e 15, da Lei nº 8.935/94, discorrem sobre os requisitos necessários para a possibilidade de delegação para a atividade notarial e registral. Analise e assinale a alternativa correta:
Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, cinco anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão.
a. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, não possuir restrição nem o nome em Cadastros de Inadimplência, ser bacharel em Direito e conduta digna para o exercício da profissão.
b. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, não possuir restrição nem o nome em Cadastros de Inadimplência, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, cinco anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão.
c. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, cinco anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão.
d. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão.
e. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, não há obrigatoriedade da nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, não possuir restrição nem o nome em Cadastros de Inadimplência, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, cinco anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão.

Quanto à natureza de fins das atividades notariais e registrais, assinale a alternativa correta:

a. Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários convenientes ao atendimento ao público e de acordo com as peculiaridades locais, visando sempre o melhor atendimento possível.
b. O serviço de registro civil das pessoas naturais será prestado, também, nos sábados, domingos e feriados pelo sistema de plantão, mediante pagamento diferenciado nestes casos.
c. Notário ou tabelião e oficial de registro, são considerados profissionais da administração pública, não havendo necessidade de notória fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro, atualmente, mediante ingresso por concurso publico.
d. Os serviços notariais e de registro não subordinam-se aos princípios da Administração Pública.
e. Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.

Acerca dos direitos e deveres do profissional que exerce a função notarial, analise as assertivas abaixo.
Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente e adequado, em dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento de livros e documentos, cabendo exceções.
Há responsabilidade objetiva do Estado por dano causado por serventuário, pois os serviços notariais são exercidos por delegação do poder público.
A imparcialidade do notário não extrapola a relação que o mesmo tem com as partes, estendendo-se aos terceiros que não participam do ato diretamente, incluindo-se, dentre eles o próprio Estado.
A eficiência, sob um aspecto não material, pode estar relacionada com a capacidade do notário de esclarecer as dúvidas de seus clientes e atender os interesses comuns que levaram as pessoas a procurar aquele serviço.
a. I e II.
b. I.
c. II e III.
d. I, II e IV.
e. II e IV.

Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta, que possui as sanções passíveis em caso de infrações:
Escolha uma:
a. Repreensão; multa; suspensão por noventa dias, prorrogável por mais trinta, podendo retornar aos trabalhos, depois deste período.
b. Repreensão e multa.
c. Repreensão; multa; suspensão por noventa dias, prorrogável por mais trinta e perda da delegação a ser imposta pelo Poder Judiciário.
d. Procedimentos investigativos internos; multa; suspensão por noventa dias, prorrogável por mais trinta e perda da delegação a ser imposta pelo Poder Judiciário.
e. Procedimentos investigativos internos, multa e suspensão por noventa dias.

Nesse sentido, as infrações disciplinares que sujeitam os notários e os oficiais de registro às penalidades são:
Escolha uma:
a. Inobservância das prescrições legais ou normativas; conduta atentatória às instituições notariais e de registro; cobrança indevida ou excessiva de emolumentos, ainda que sob a alegação de urgência; violação do sigilo profissional, que causarão multa e processo administrativo.
b. Inobservância das prescrições legais ou normativas; conduta atentatória às instituições notariais e de registro; cobrança indevida ou excessiva de emolumentos, ainda que sob a alegação de urgência; violação do sigilo profissional e o descumprimento de quaisquer dos deveres dos notários e dos oficiais de registro, descritos no art. 30.
c. Multa pecuniária e processo administrativo.
d. Não há previsão jurídica, sob nenhuma hipótese, de atitudes que podem ser consideradas faltas dos agentes da serventia.
e. Inobservância das prescrições legais ou normativas; conduta atentatória às instituições notariais e de registro; não cobrança de emolumentos, ainda que sob a alegação de urgência; violação do sigilo profissional.

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, assegurado o direito de regresso.
( ) A responsabilidade dos titulares é subjetiva, uma vez que é necessário apurar a culpa ou o dolo na atitude danosa. Mas sendo ela praticada por algum preposto, o titular responderá, podendo exercer seu direito de regresso em face daquele que praticou o ato.
( ) A Responsabilidade civil objetiva impõe a responsabilidade da reparação do dano a alguém, independentemente de sua culpa direta na prática da conduta danosa.
( ) Os serviços notariais e registrais são serviços privados, prestados por pessoas físicas por meio de concurso público.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a. F - V - F - V.
b. V - F - V - F.
c. F - V - V - F.
d. V - F - V - V.
e. V - V - V - F.

A respeito da penalização criminal acerca dos serviços desses profissionais, titulares e prepostos, analise as seguintes afirmativas:
I – A responsabilidade penal deve ser individualizada. Ao tratar dos direitos e garantias fundamentais a Constituição Federal, no art. 5º, XLV, dispõe que 'nenhuma pena passará da pessoa do condenado', e no inciso XLVI que 'a lei regulará a individualização da pena'.
II – A responsabilidade penal será individualizada e que se aplica, no que couber, a legislação relativa aos crimes contra a administração pública.
III – Os notários e oficiais de registro são civilmente responsáveis por todos os prejuízos que causarem a terceiros, por culpa ou dolo, pessoalmente, pelos substitutos que designarem ou escreventes que autorizarem, não sendo assegurado o direito de regresso.
É correto o que se afirma apenas em:
a. I, II e III.
b. I e II.
c. III.
d. I e III.
e. II e III.

Assinale a apenas a alternativa correta: Escolha uma: a. I e IV. b. I, II e IV. C. I. D. II, III e IV. e. I e II.
I- Considerada a condição de agentes públicos dos notários e oficiais de registro, não resta evidenciada a responsabilidade objetiva do Estado, sendo subjetiva a responsabilidade de notários e oficiais de registro.
II- Exercitada a atividade notarial e de registro em caráter privado, responde seu titular diretamente pelos danos causados aos usuários do cartório (responsabilidade objetiva dos notários e oficiais de registro).
III- Princípios, notadamente no plural, segundo Plácido e Silva, são “as normas elementares ou os requisitos primordiais instituídos como base, como alicerce de alguma coisa.
IV- Quanto aos princípios comuns aos serviços notariais e registrais, analise as seguintes afirmativas:
a. III e IV.
b. II, III e IV.
c. II e IV.
d. I, II e III.
e. I e II.

O princípio da publicidade dos atos notariais e registrais é uma garantia fundamental do cidadão, em face ao regime democrático do Estado de Direito adotado pela Constituição vigente, que tem por objetivo dar amplo conhecimento de toda a sociedade dos escritos e registros públicos, de modo a satisfazer a necessidade popular de verificação pública dos atos e negócios jurídicos celebrados ou registrados no Serviço. Baseado no texto, assinale a alternativa correta:
O princípio da publicidade dos atos notariais e registrais é uma garantia fundamental do cidadão, em face ao regime democrático do Estado de Direito adotado pela Constituição vigente, que tem por objetivo dar amplo conhecimento de toda a sociedade dos escritos e registros públicos, de modo a satisfazer a necessidade popular de verificação pública dos atos e negócios jurídicos celebrados ou registrados no Serviço.
a. A eficácia do ato jurídico ou negócio jurídico têm por escopo, pela publicidade, de instituir que todo o ato praticado pelo notário ou registrador, são aptos para produzir efeitos.
b. A publicidade é o liame de que a construção da sistemática dos princípios notariais e de registros públicos, tem por escopo assegurar estabilidade das instituições democráticas de direito.
c. A publicidade gera a presunção relativa de que o documento é verdadeiro e apto para produzir efeitos legais, desde que seja confirmado ou produzido, por ato do notário e do registrador.
d. A publicidade não dá oponibilidade erga omnes, garantindo a disponibilidade, dando eficácia, segurança e autenticidade nas transações imobiliárias, bem como não garante a presunção relativa da propriedade imobiliária.
e. A publicidade tem por objetivo dar amplo conhecimento de toda a sociedade dos escritos e registros públicos, de modo a satisfazer a necessidade popular de verificação pública dos atos e negócios jurídicos celebrados ou registrados no Serviço.

Mais conteúdos dessa disciplina