Buscar

O texto-base apresenta um mapa produzido pela Conferência de Washington, de 1941, ressaltando a importância estratégica da América do Sul como liga...

O texto-base apresenta um mapa produzido pela Conferência de Washington, de 1941, ressaltando a importância estratégica da América do Sul como ligação marítima e aérea com o continente africano. Neste contexto, a aliança com o Brasil foi estratégica para utilizar o Nordeste como “trampolim” para integrar o esforço de guerra americano ao continente africano e ao teatro do Mediterrâneo. A maior base aérea norte-americana, fora do país, era justamente no Brasil. De acordo com as rotas designadas na Conferência de Washington de 1941, os EUA utilizavam a América do Sul – especificamente a região Nordeste do Brasil – para alcançar o continente africano.

a) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu no mapa da Conferência de Washington (1941) que não haviam sido designadas rotas em direção à Antártida. A América do Sul era utilizada como forma de ligar os EUA ao continente africano.
b) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu que, no mapa da Conferência de Washington de 1941, os EUA tinham ligação com o Pacífico Sul a partir dos seus portos localizados na costa oeste ou via Canal do Panamá na América Central.
c) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu que, no mapa da Conferência de Washington de 1941, os EUA tinham rotas diretas que ligavam a costa leste, via Atlântico, ao Cabo da Boa Esperança, sem obrigatoriedade de fazer uma escala na América do Sul.
d) INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu no mapa da Conferência de Washington de 1941 que os EUA tinham ligação com a Europa ocidental via rotas no próprio hemisfério norte – diretamente via Reino Unido ou via Groenlândia e Islândia.
e) CORRETA. O texto-base apresenta um mapa produzido pela Conferência de Washington, de 1941, ressaltando a importância estratégica da América do Sul como ligação marítima e aérea com o continente africano. Neste contexto, a aliança com o Brasil foi estratégica para utilizar o Nordeste como “trampolim” para integrar o esforço de guerra americano ao continente africano e ao teatro do Mediterrâneo. A maior base aérea norte-americana, fora do país, era justamente no Brasil. De acordo com as rotas designadas na Conferência de Washington de 1941, os EUA utilizavam a América do Sul – especificamente a região Nordeste do Brasil – para alcançar o continente africano.