Buscar

Fale sobre adoção por estrangeiros domiciliados no exterior. Em quais hipóteses o estágio de convivência poderá ser dispensado?

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A adoção por estrangeiros domiciliados no exterior é regulamentada pela Lei nº 12.010/2009, que estabelece que o estágio de convivência é obrigatório em todos os casos, exceto nos seguintes casos: - Quando o adotando for maior de 2 (dois) anos de idade ou se tratar de grupo de irmãos a serem adotados conjuntamente, desde que não haja atraso no processo decorrente de atos imputáveis aos postulantes; - Quando o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo adotivo; ou - Quando o adotando se encontrar em acolhimento familiar e já houver decisão judicial de destituição do poder familiar ou de extinção de medida protetiva de acolhimento. É importante ressaltar que a adoção internacional deve ser realizada de acordo com as normas do país de origem da criança e do país de residência do adotante, além de seguir as regras estabelecidas pela Convenção de Haia sobre a Proteção das Crianças e a Cooperação em Matéria de Adoção Internacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais