Buscar

No art. 135, § 4º do Código Eleitoral. A) Incorreta – art. 64 da Lei nº 9.504/97. O dispositivo proíbe a participação de parentes em qualquer grau...

No art. 135, § 4º do Código Eleitoral.

A) Incorreta – art. 64 da Lei nº 9.504/97. O dispositivo proíbe a participação de parentes em qualquer grau na mesma Mesa Receptora.
B) Correta – art. 120, § 2º do Código Eleitoral.
C) Incorreta – Nos termos do art. 16 da Resolução nº 23.554/2017 do TSE, as mesas receptoras de votos serão constituídas por seis membros: um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente (art. 120, caput do Código Eleitoral). No entanto, os Tribunais Regionais Eleitorais, visando à racionalização de recursos, poderão dispensar o segundo secretário e o suplente na composição das mesas receptoras de votos. Dessa forma, é possível a redução para quatro membros (art. 16, § 1º da Resolução nº 23.554/2017 do TSE). No segundo turno, conforme avaliação dos Tribunais Regionais Eleitorais, a composição das mesas receptoras de votos poderá ser reduzida para três membros (art. 16, § 2º da Resolução nº 23.554/2017 do TSE). Não é possível, portanto, a redução para 2 membros em nenhuma hipótese.
D) Incorreta – art. 120 do Código Eleitoral. O juiz eleitoral nomeará para a mesa receptora um presidente, um primeiro e um segundo mesários, dois secretários e um suplente.
E) Incorreta – art. 63, § 2º da Lei nº 9.504/97. Não podem ser nomeados presidentes e mesários das Mesas Receptoras os menores de dezoito anos.

Essa pergunta também está no material:

Ebook de Direito Eleitoral
168 pág.

Direito Eleitoral Faculdade Sul-AmericanaFaculdade Sul-Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Correta – art. 120, § 2º do Código Eleitoral. O artigo 135, § 4º do Código Eleitoral trata da possibilidade de substituição de membros da mesa receptora de votos em caso de ausência ou impedimento, mas não proíbe a participação de parentes na mesma mesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais