Buscar

Legítima defesa: o sr poderia conceituar sob os prismas jurídico, social e individual (doutrinariamente). E da legítima defesa?

Essa pergunta também está no material:

PROVA ORAL MAGISTRATURA   3650 QUESTOES
195 pág.

Direito Civil III Universidade Federal de Juiz de ForaUniversidade Federal de Juiz de Fora

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! A legítima defesa é um instituto jurídico que permite a uma pessoa se defender de uma agressão injusta e atual, usando meios necessários e proporcionais para repelir a agressão. Sob o prisma jurídico, a legítima defesa é prevista no Código Penal brasileiro, no artigo 25, que estabelece que não há crime quando o agente pratica o fato em legítima defesa. Sob o prisma social, a legítima defesa é vista como um direito fundamental do indivíduo, que tem o direito de se proteger de uma agressão injusta e atual, sem precisar depender exclusivamente do Estado para garantir sua segurança. Sob o prisma individual, a legítima defesa é um direito subjetivo do indivíduo, que pode ser exercido quando este se encontra em situação de perigo iminente e precisa se defender para proteger sua vida ou integridade física. Espero ter ajudado!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais