Buscar

a) Qual deveria ser a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos dessa paciente? Com base na distância ideal e na distância percorr...

a) Qual deveria ser a distância percorrida no teste de caminhada de seis minutos dessa paciente? Com base na distância ideal e na distância percorrida por ela, qual seria a sua interpretação para esse teste?

b) Qual seria a faixa de frequência cardíaca ideal para que ela faça os exercícios e se beneficie deles?

c) Qual seria a proposta terapêutica para essa sessão de fisioterapia? Por quê?



💡 1 Resposta

User badge image

Joana Gomes

a) Para o gênero feminino, utiliza-se a seguinte fórmula para a distância caminhada: (DTC6m) = 622,461 – (1,846 x idade). Se a idade da paciente é de 65 anos, então DTC6m = 622,461 – 119,99 = 502,471 metros. Se a paciente andou 358 metros, isso significa que ela tem dificuldade em se manter em exercício e que a correlação entre os sistemas musculoesquelético, respiratório e cardiovascular se encontra deficitária.

b) Paciente pneumopata deve ter intensidade de exercício entre 60% (ou 0,6) e 80% (ou 0,8).

Idade da paciente = 65 anos

FCrepouso = 85 bpm

Idade da paciente = 65 anos

Então:

FCmáxima = 220 – idade = 220 – 65 = 155 bpm

Equação de Karvonen: FCT = FCrepouso + (FCmáxima – Fcrepouso) x intensidade

FCT = 85 + (155 – 85) x 0,6 = 85 + 70 x 0,6 = 85 + 42 = 127 bpm

FCT= 85 + (155 – 85) x 0,8 = 85 + 70 x 0,8 = 85 + 56 = 141 bpm

Dessa forma, a faixa de frequência cardíaca permitida durante o atendimento fisioterapêutico deve ficar entre 127 e 141 batimentos por minuto.

c) Devem ser realizados exercícios aeróbios consecutivos por 20 a 30 minutos, como: dar saltos em cama elástica, degrau ou step; caminhar na piscina; sentar no flutuador e realizar exercícios de membros inferiores, como pedalar; dar saltos pela extensão da piscina.

Em seguida, devem ser executados exercícios resistidos por 15 a 20 minutos consecutivos, sendo exercícios de membros inferiores e superiores com halteres e caneleiras, ou apenas utilizando a velocidade do movimento como carga, devido à resistência da água. Os exercícios podem ser consecutivos e contínuos em cada etapa (aeróbio e resistido) ou alternados entre essas etapas, com duração de 3 a 4 minutos para cada exercício.

Por fim, devem ser realizados exercícios de alongamento ou relaxamento individual. O paciente deve estar com frequencímetro durante todo o atendimento, e deve ser feita a verificação da saturação periférica de oxigênio ao final de cada exercício, por se tratar de paciente pneumopata.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais