Logo Passei Direto
Buscar
A última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, previa algumas mudanças para a educação que precedeu o Império.
A respeito dessa reforma, é CORRETO afirmar que:
a) Proibição dos escravos nas escolas.
b) Equiparação das escolas particulares às oficiais e ajuda de custo para estudantes pobres
c) Redução da autonomia das escolas particulares.
d) Proibição da transferência de recursos públicos para escolas privadas.
e) Manutenção da exclusão das meninas ao ensino secundário.
User badge image
Pedagogiando

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à última grande reforma do Período Monárquico no Brasil, em 1879, que visava mudanças na educação: a) Proibição dos escravos nas escolas. - Essa afirmação não é correta, pois a reforma não tratou especificamente da proibição de escravos nas escolas. b) Equiparação das escolas particulares às oficiais e ajuda de custo para estudantes pobres. - Esta alternativa é correta, pois a reforma buscou melhorar o acesso à educação e equiparar as escolas particulares às oficiais. c) Redução da autonomia das escolas particulares. - A reforma não visava reduzir a autonomia das escolas particulares, mas sim regular a educação de forma mais ampla. d) Proibição da transferência de recursos públicos para escolas privadas. - A reforma não estabeleceu essa proibição. e) Manutenção da exclusão das meninas ao ensino secundário. - A reforma buscou promover a inclusão, então essa afirmação não é correta. Portanto, a alternativa correta é: b) Equiparação das escolas particulares às oficiais e ajuda de custo para estudantes pobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa b) Equiparação das escolas particulares às oficiais e ajuda de custo para estudantes pobres. A reforma de 1879, conhecida como Reforma Leôncio de Carvalho, estabeleceu a equiparação das escolas particulares às oficiais, além de conceder ajuda de custo para estudantes pobres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após a reabertura política, com o final do período de governos de presidentes militares no Brasil, uma nova Constituição foi promulgada.
Considere as afirmações a seguir, sobre a Constituição de 1988:

I. Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
IV. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais aos estudantes de baixa renda.

É CORRETO dizer que são princípios aprovados na Constituição de 1988:
a) Apenas I e II.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas II, III e IV.
d) Apenas I, II e IV.
e) Todas as afirmações.

Em 1983, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 24, que, alterando o Art. 176 da Constituição, obrigava a União a aplicar ao menos 13% da receita resultante de impostos em educação, e os estados e municípios, pelo menos 25%.
Entretanto, o governo federal não apenas deixou de cumprir a lei, como, para o ano seguinte, encaminhou ao Congresso um orçamento com despesas ainda menores para educação.
Sobre o investimento em educação nesse período é CORRETO afirmar que:
a) Foi preciso a aprovação da Lei 7.348 em 1985, também proposta pelo Senador João Calmon, que regulamentava a Emenda de 1983 para que esse investimento mínimo fosse assegurado.
b) O problema normalmente enfrentado foi a falta de um planejamento de longo prazo e de continuidade das ações.
c) Os CIEP´s (Centro Integrado de Educação Pública), criados no Rio de Janeiro, na gestão Brizola, com Darcy Ribeiro à frente da pasta de educação, pretendia tornar a escola um centro de formação e receberam todos os recursos disponíveis.
d) O PROFIC (Programa de Formação integral da Criança), em São Paulo, que pretendia oferecer jornada integral para os alunos de 1º grau e recebeu todos os recursos disponíveis.
e) Os CEFAM´s (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), criados em Minas Gerais, implantados depois em São Paulo receberam todos os recursos disponíveis.

Mais conteúdos dessa disciplina