Buscar

6. (Fuvest-Ete 2022) O texto a seguir é a primeira estrofe do poema “O fardo do homem branco”, de Rudyard Kipling, de 1899. Tomai o fardo do Homem ...

6. (Fuvest-Ete 2022) O texto a seguir é a primeira estrofe do poema “O fardo do homem branco”, de Rudyard Kipling, de 1899. Tomai o fardo do Homem Branco, Envai vossos melhores filhos. Ide, condenai seus filhos ao exílio Para servirem aos seus cativos; Para esperar, com arreios Com agitadores e selváticos Seus cativos, servos obstinados, Metade demônios, metade crianças. A charge a seguir de autoria de William H. Walker, foi publicada na capa da revista Life de 16 de março de 1899. Assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre o texto e a charge apresentados:
a) A charge endossa a posição do texto de que as populações da África e da Ásia eram selvagens e precisavam de arreios para serem civilizadas.
b) O texto e a charge ironizam o imperialismo norte-americano e europeu, criticando sua pretensão de superioridade social.
c) O texto defende a autodeterminação dos povos, enquanto a charge sustenta a superioridade das potências capitalistas.
d) A charge critica a ideia, expressa no texto, de uma missão civilizatória do imperialismo, e sugere que os povos dominados é que carregam o fardo.
e) A charge complementa o texto, enfatizando a importância da união das potências imperialistas, para civilizarem os habitantes das colônias.

Essa pergunta também está no material:

Ficha de Exercícios - Aula 27 (2)
7 pág.

Enem Ifba CamacariIfba Camacari

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A charge critica a ideia, expressa no texto, de uma missão civilizatória do imperialismo, e sugere que os povos dominados é que carregam o fardo. A charge apresenta um homem branco sentado em uma cadeira, enquanto um grupo de pessoas negras carrega um fardo com a inscrição "Civilization" (civilização). A imagem sugere que são os povos colonizados que carregam o fardo da civilização, enquanto os colonizadores se beneficiam do trabalho desses povos. Essa crítica à ideia de missão civilizatória do imperialismo é coerente com o poema de Kipling, que também questiona a suposta superioridade dos povos colonizadores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais