Buscar

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil: I. Dado o novo contexto socioeconômico e ur...

Considere o texto e as proposições abaixo sobre os fluxos migratórios internos mais recentes no Brasil:
I. Dado o novo contexto socioeconômico e urbano, os processos migratórios diversificam-se, com áreas de retenção de população, áreas de perdas migratórias e áreas de rotatividade migratória.
II. A migração rural-urbana permanece como tendência migratória predominante no país, tal como ocorrera nas décadas de 1960 e 1970.
III. Ocorre a interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas.
IV. Há intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias de características diversas.
V. Configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.
A. I, II e IV, apenas.
B. II, III, IV e V, apenas
C. I, II, III, IV e V.
D. II, III e IV, apenas.
E. I, III, IV e V, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Ficha de Exercícios - Aula 16
4 pág.

Enem Ifba CamacariIfba Camacari

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: I, III, IV e V, apenas. A proposição I está correta, pois os fluxos migratórios internos no Brasil têm se diversificado, com áreas de retenção, perdas e rotatividade migratória. A proposição II está incorreta, pois a migração rural-urbana não é mais a tendência migratória predominante no país. A proposição III está correta, pois há uma interiorização das migrações, com trajetórias mais curtas em direção a aglomerações urbanas não-metropolitanas. A proposição IV está correta, pois há uma intensa dispersão de migrantes das metrópoles em direção ao interior, marcada por reversões migratórias de características diversas. A proposição V está correta, pois configuram-se novos espaços de migração, fortemente relacionados às características de suas regiões e localidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais