Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a diferença entre 'política' e 'políticas' de educação, assinale a alternativa CORRETA:
As políticas educacionais se concretizam no plano teórico.
a. Num sentido teórico, quando nos referimos à política educacional, estamos tratando de ideias e de ações governamentais.
b. Não se pode confundir política educacional com as áreas específicas de intervenção: políticas de educação infantil, educação básica, educação superior etc.
c. As políticas educacionais se concretizam no plano teórico.
d. A política educacional é o corpo de ideias que fundamentam a ação na esfera pública.
e. As políticas constituem-se única e exclusivamente como iniciativas advindas do Estado.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a diferença entre "política" e "políticas" de educação: a) Num sentido teórico, quando nos referimos à política educacional, estamos tratando de ideias e de ações governamentais. - Esta afirmação é verdadeira, mas não aborda diretamente a diferença entre "política" e "políticas". b) Não se pode confundir política educacional com as áreas específicas de intervenção: políticas de educação infantil, educação básica, educação superior etc. - Esta alternativa é correta, pois destaca a distinção entre a política educacional geral e as políticas específicas. c) As políticas educacionais se concretizam no plano teórico. - Esta afirmação é imprecisa, pois as políticas educacionais se concretizam na prática, não apenas no plano teórico. d) A política educacional é o corpo de ideias que fundamentam a ação na esfera pública. - Embora isso seja verdade, não aborda a diferença entre "política" e "políticas". e) As políticas constituem-se única e exclusivamente como iniciativas advindas do Estado. - Esta afirmação é incorreta, pois as políticas educacionais podem envolver também a sociedade civil e outras instâncias. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete a diferença entre "política" e "políticas" de educação é: b) Não se pode confundir política educacional com as áreas específicas de intervenção: políticas de educação infantil, educação básica, educação superior etc.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: "Não se pode confundir política educacional com as áreas específicas de intervenção: políticas de educação infantil, educação básica, educação superior etc." A política educacional é um conjunto de ideias, princípios e diretrizes que orientam a atuação do Estado na área da educação, enquanto as políticas de educação são as ações concretas que o Estado realiza em cada uma das áreas específicas de intervenção, como a educação infantil, a educação básica e a educação superior.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Identifique quais são elas.
Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE; Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.
a. Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE. Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.
b. Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE; Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.
c. Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE; Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.
d. Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos; Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos.
e. Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE; Universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos; Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no Ensino Médio para 85%.

A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 estabelecem prioridades distintas para a União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação à oferta da educação. Assinale a alternativa que contem as prioridades corretas de cada um dos entes federativos de acordo com a legislação nacional.
a. A União financia as instituições de ensino públicas federais e exerce função redistributiva e supletiva aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; Os Estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio; Os Municípios atuam prioritariamente na Educação Infantil.
b. A União financia as instituições de ensino públicas federais e exerce função redistributiva e supletiva aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; Os Estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio; Os Municípios atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Educação Infantil.
c. A União financia exclusivamente as instituições de ensino superior públicas federais; Os Estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio; Os Municípios atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Educação Infantil.
d. A União financia as instituições de ensino públicas federais e exerce função redistributiva e supletiva às instituições privadas sem fins lucrativos; Os Estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Médio; Os Municípios atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Educação Infantil.
e. A União financia as instituições de ensino públicas federais e exerce função redistributiva e supletiva aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; Os Estados e o Distrito Federal atuam prioritariamente no Ensino Médio; Os Municípios atuam prioritariamente no Ensino Fundamental e Educação Infantil.

As diferentes definições de planejamento, em geral, coincidem no reconhecimento de seu objetivo: direcionar a ação do Estado de forma a torná-la racional. Como modelo teórico para a ação, ou método para sua racionalização, o planejamento envolve um esforço metódico e consciente ao selecionar e orientar os meios e as estratégias para atingir os fins previamente definidos, com o objetivo de aproximar a realidade do ideal expresso pelo modelo. Devem ser estabelecidas prioridades e procedimentos básicos de ação, a fim de promover a interação e coordenação entre os diversos setores da administração para um coerente processo de intervenção na realidade, de sorte a fugir da imponderabilidade e evitar situações críticas. Segundo a Unesco (CONFERÊNCIA..., 1971), o planejamento é um processo que deve ser contínuo, englobar operações interdependentes e estar sujeito a revisões e modificações, uma vez que as condições podem ser alteradas, obstáculos revelados e interpretações modificadas (MARTINS, 2010). Ademais, o planejamento é um processo político, pois envolve decisões e negociações acerca de escolhas de objetivos e caminhos para concretizá-los. Com ele, não se confunde o plano, o meio que instrumentaliza o processo. Enquanto aquele coordena, racionaliza e dá unidade de fins à atuação do Estado, este garante a coerência entre meios e fins. Produto de decisão política, o plano é também uma peça técnica que passa a ser a referência para a ação pública. Essa é a natureza do Plano Nacional de Educação. (BRASIL, 2014) Sobre plano e planejamento, é CORRETO afirmar que:
a. O plano oferece um modelo teórico para a ação.
b. O plano é um processo político, pois envolve decisões e negociações acerca de escolhas de objetivos e caminhos para concretizá-los.
c. No planejamento há a seleção e orientação dos meios e as estratégias para atingir os fins previamente definidos.
d. O plano coordena, racionaliza e dá unidade de fins à atuação do Estado.
e. O planejamento especifica ações, atividades, tarefas e recursos, logicamente encadeados, tendo em vista maximizar a eficiência na realização do objetivo do plano.

Mais conteúdos dessa disciplina