Buscar

Para realizar um estudo científico, é preciso escolher uma metodologia. Em sua origem, o termo tem o significado de caminho, forma, meio utilizado ...

Para realizar um estudo científico, é preciso escolher uma metodologia. Em sua origem, o termo tem o significado de caminho, forma, meio utilizado para se realizar determinada tarefa. Sobre o termo, assinale a alternativa correta.
Na ciência, metodologia é o caminho para se construir o conhecimento científico. Pode significar o estudo dos métodos, ou também pode ter um significado mais abrangente, agregando tanto o método quanto os procedimentos deste decorrentes.
A) Na ciência, metodologia é um passo a passo rígido que o pesquisador deve seguir para construir o conhecimento científico. O termo se refere apenas aos procedimentos adotados pelo pesquisador para realizar seu estudo.
B) Na ciência, metodologia é o caminho para se construir o conhecimento científico. O pesquisador é totalmente livre para escolher a metodologia (métodos e procedimentos de coleta de dados e estudo), sem precisar se basear em estudos previamente realizados.
C) Na ciência, metodologia é a teoria escolhida para se construir o conhecimento científico. Seu significado se restringe ao estudo dos métodos, ou seja, é uma área de estudos que se volta para a reflexão de como o conhecimento científico é construído.
D) Na ciência, metodologia é o caminho para se construir o conhecimento científico. Pode significar o estudo dos métodos, ou também pode ter um significado mais abrangente, agregando tanto o método quanto os procedimentos deste decorrentes.
E) Na ciência, metodologia é o arcabouço teórico escolhido para se construir o conhecimento científico. Refere-se ao uso do método científico, que é único e sempre o mesmo para qualquer tipo de pesquisa que se pretende científica.

Essa pergunta também está no material:

gabarito prova METODOLOGIA CIENTIFICA UNOPAR ANHANGUERA
203 pág.

Metodologia Científica Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Na ciência, metodologia é o caminho para se construir o conhecimento científico. Pode significar o estudo dos métodos, ou também pode ter um significado mais abrangente, agregando tanto o método quanto os procedimentos deste decorrentes." A metodologia é o conjunto de métodos e procedimentos que o pesquisador utiliza para realizar seu estudo científico, e pode ser mais ou menos rígida dependendo da área de pesquisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais