Buscar

A aquisição da habilidade de nadar pode ser descrita como um processo cíclico e dinâmico de estabilidade-instabilidade-estabilidade, direcionado a ...

A aquisição da habilidade de nadar pode ser descrita como um processo cíclico e dinâmico de estabilidade-instabilidade-estabilidade, direcionado a um maior grau de complexidade. Por exemplo, uma criança com um padrão avançado de nado crawl passou por mais ciclos de estabilidade e quebra de estabilidade que uma criança iniciante, na mesma habilidade. A organização temporal de seu nado é mais estável, compreendendo consistência e variabilidade. A consistência se dará nos aspectos invariantes da ação, já a variabilidade ocorrerá em termos dos aspectos variantes (tempo de execução de cada componente e tempo total de movimento) (FREUDENHEIM et al., 2005). Sobre o nado crawl ou livre, referente às pernadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Movimento solto do pé na posição indicada, com grande flexibilidade dos tornozelos, para que a movimentação da água no nível dos dedos dos pés seja a mais atuante possível.

( ) A posição da perna, com os pés naturalmente voltados para dentro sem movimentos forçados, visando o relaxamento muscular, para manter em atividade a zona de revolução da água.

( ) O ritmo sem interferência de desaceleração e quebra de continuidade.

( ) Os movimentos de pernas do nado crawl são realizados alternadamente com trajetórias descendente, ascendente e laterais de acordo com o rolamento do tronco.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


FONTE: FREUDENHEIM, Andrea M. et al. Organização temporal da braçada do nado crawl: iniciantes "versus" avançados. Ciência e Movimento, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 75-84, 2005. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2018.

A) V - F - F- V.


B) V - F - V - V.


C) F - V - F - V.


D) V - V - V - F.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais