Buscar

Descrição da imagem: a imagem apresenta um quadro dividido em duas colunas. Na primeira consta palavras escritas em caixa alta de forma digitada. N...

Descrição da imagem: a imagem apresenta um quadro dividido em duas colunas. Na primeira consta palavras escritas em caixa alta de forma digitada. Na segunda coluna aparecem os registros à mão do que seriam tentativas de escritas das palavras da primeira coluna. O resultado de cada correspondência aparece da seguinte forma: MACACO / MKO; PEDRA / PA; BOTA / OT; CAFÉ / KF. Fonte: adaptada de: Monteiro e Martins (2020).

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A imagem apresenta um quadro com duas colunas. Na primeira coluna, há palavras escritas em caixa alta de forma digitada. Na segunda coluna, há registros manuscritos de tentativas de escrita das palavras da primeira coluna. O resultado de cada correspondência aparece da seguinte forma: MACACO / MKO; PEDRA / PA; BOTA / OT; CAFÉ / KF. Fonte: adaptada de: Monteiro e Martins (2020).

0
Dislike0
User badge image

ANGELA MARA KOCHEPKA BURDELA

Analise a imagem a seguir: Descrição da imagem: a imagem apresenta um quadro dividido em duas colunas. Na primeira consta palavras escritas em caixa alta de forma digitada. Na segunda coluna aparecem os registros à mão do que seriam tentativas de escritas das palavras da primeira coluna. O resultado de cada correspondência aparece da seguinte forma: MACACO / MKO; PEDRA / PA; BOTA / OT; CAFÉ / KF. Fonte: adaptada de: Monteiro e Martins (2020). Sobre essa imagem, as autoras explicitam que os indivíduos que fizeram as representações neste nível: “ . . . produziram palavras que evidenciaram correspondências letra-som adequadas à estrutura fonética das palavras e, ao mesmo tempo, registro parcial dessa estrutura” (Monteiro; Martins, 2020, p. 13). Fonte: MONTEIRO, S. M.; MARTINS, M. A. Relação entre níveis conceituais de escrita e estratégias de reconhecimento de palavras. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 36, p. 1-31. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Kg7CL9ZGSc8YQfxqGsRNZGN/?format=pdf. Acesso em: 15 fev. 2024. Sobre o nível de escrita ilustrado, analise as afirmativas a seguir: I. No nível hipótese silábica ou escrita silábica de qualidade, ilustrado, o sujeito faz uma tentativa de atribuir um valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita. II. Trata-se do primeiro nível descrito por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em que o sujeito não estabelece correspondência entre fala e escrita, ou seja, entre o som da letra/palavra e sua grafia, como vê-se pela imagem. III. Podemos perceber pela imagem que o sujeito neste nível insere uma letra para cada sílaba da palavra, sendo um salto qualitativo em relação aos anteriores. IV. Nas escritas ilustradas, o aluno utilizou em todas as palavras uma letra para representar cada sílaba. Nesse caso, há percepção da quantidade de letras a serem utilizadas e do uso de letras selecionadas, com base em conhecimentos sobre as convenções relativas às correspondências letra-som. É correto o que se afirma em: 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais