Buscar

A invenção da política, segundo a mitologia grega No começo, só havia o Céu e a Terra. Ambos eram deuses. O Céu se chamava Urano, e a Terra se cham...

A invenção da política, segundo a mitologia grega
No começo, só havia o Céu e a Terra. Ambos eram deuses. O Céu se chamava Urano, e a Terra se chamava Gaia. Durante séculos, ficaram se admirando, e um dia, completamente apaixonados, os dois uniram-se. Dessa união, Gaia ficou grávida de muitos filhos, mas Urano não permitia que nascessem. Ele não queria que houvesse outros entes entre ele e a amada e, além disso, temia que um dos filhos fosse mais forte do que ele. Então Gaia tramou um plano com um dos filhos, Cronos, que estava no seu ventre; deu a ele uma foice para que castrasse o pai. E assim foi feito. Impotente, Urano foi lançado para os confins do mundo, e Cronos ocupou o seu lugar.
Cronos não impedia que seus filhos nascessem. Mas, com medo de ser superado em poder, devorava-os tão logo chegavam ao mundo. Cansadas dessa tirania, sua esposa Reia e sua mãe Gaia tramaram outro plano. Quando nasceu outro filho, as duas entregaram a Cronos uma pedra embrulhada em um cobertor. Crente de que se tratava do filho, Cronos a engoliu imediatamente. Isso lhe causou uma dor horrível e, enquanto ele se contorcia, Gaia pegou a criança e a criou escondida do pai.
A criança era Zeus. Quando ele se tornou adulto, retornou para a casa paterna e castrou o pai, que também foi lançado aos confins do mundo. Assim Zeus se tornou o mais forte dos deuses. Mas, disposto a preservar o seu poder, inventou uma estratégia nova para lidar com tantos deuses poderosos que viviam lutando entre si o tempo todo. Foi assim que ele criou a política, a arte de equilibrar diferentes poderes, através da negociação. Para cada deus, ele deu alguma coisa sobre a qual governar, estabelecendo que ninguém pudesse interferir nos domínios dos outros. Assim é que Poseidon, por exemplo, se tornou o deus dos mares, enquanto Hades passou a reinar sobre o vale dos mortos – um reino que nunca para de crescer.
A partir dessa distribuição, Zeus cuida da sua arte o tempo todo, zelando pela política intensamente. Pois sabe que, ao menor descuido, os poderes podem entrar em conflito novamente, comprometendo a organização do mundo.

Essa pergunta também está no material:

pv 1 ano diurno
392 pág.

Projeto Salvar Vidas ExatasExatas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma versão mitológica sobre a origem da política, segundo a mitologia grega. De acordo com a história, Zeus, o mais forte dos deuses, criou a política como uma forma de equilibrar os diferentes poderes dos deuses, através da negociação. Para cada deus, ele deu alguma coisa sobre a qual governar, estabelecendo que ninguém pudesse interferir nos domínios dos outros. Assim, Poseidon se tornou o deus dos mares, enquanto Hades passou a reinar sobre o vale dos mortos. Zeus cuida da política intensamente, pois sabe que, ao menor descuido, os poderes podem entrar em conflito novamente, comprometendo a organização do mundo.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image