Buscar

Sobre a promulgação da Lei da Anistia, em 1979, podemos concluir que: A) foi resultado de negociações envolvendo os movimentos sociais que, naquel...

Sobre a promulgação da Lei da Anistia, em 1979, podemos concluir que:

A) foi resultado de negociações envolvendo os movimentos sociais que, naquele momento, identificaram como positivo o processo de distensão lenta, gradual e segura.
B) limitou a responsabilização dos crimes de natureza política apenas aos que possuíam processo transitado em julgado e desconsiderando a ação violenta do Estado.
C) marcou a transição para o regime democrático, permitindo o retorno dos exilados, porém, impossibilitou a punição dos que protagonizaram o regime de exceção.
D) a anistia indiscriminada se constitui como norma integrante do sistema judiciário brasileiro, conferindo um caráter de legitimidade à ação do Estado e conciliação nacional.

Essa pergunta também está no material:

Conteúdo Online Grátis - PM-SP Soldado

Policia Centro Universitário Cidade VerdeCentro Universitário Cidade Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa C) marcou a transição para o regime democrático, permitindo o retorno dos exilados, porém, impossibilitou a punição dos que protagonizaram o regime de exceção. A Lei da Anistia foi promulgada em 1979, durante o processo de abertura política no Brasil, e permitiu o retorno dos exilados políticos e a liberdade dos presos políticos. No entanto, a lei também impediu a punição dos agentes do Estado que cometeram crimes durante o regime militar, o que gerou muita polêmica e debate até os dias de hoje.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais