Buscar

Diversidade de indivíduos baixíssima ou nula Menor variabilidade genética das espécies Difícil adaptação às alterações ambientais Reprodução sexuad...

Diversidade de indivíduos baixíssima ou nula
Menor variabilidade genética das espécies
Difícil adaptação às alterações ambientais
Reprodução sexuada
Grande variabilidade genética
Favorece a evolução das espécies
Maior capacidade de adaptação às alterações ambientais
Processo lento
Grande dispêndio de energia para formação de gametas, busca de parceiros, cópula, etc.
A colonização de novos ambientes é realizada por um número maior de indivíduos
Hereditariedade
A hereditariedade é outra característica essencial à vida e está intimamente ligada à reprodução. O termo hereditário (do latim hereditarius: “próprio do herdeiro”) diz respeito ao caráter (morfológico e fisiológico) que passa por herança genética dos genitores para os descendentes.
Evolução e adaptação
Ocasionalmente, pode ocorrer de seres vivos apresentarem características que não existiam entre os indivíduos de sua espécie. Se tais características resultam de alterações do material genético, são chamadas de mutações.
As mutações ocorrem de maneira aleatória e são favoráveis, indiferentes (ou neutras) ou desfavoráveis, em relação ao ambiente em que os organismos vivem. As mutações podem ser transmitidas e manifestar-se nos descendentes.
Os portadores das variações favoráveis têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir, enquanto os demais terão uma chance maior de perecer e não deixar descendentes. Assim, os indivíduos adaptados ao ambiente transmitem aos descendentes suas características, que passam a predominar, num processo denominado seleção natural.
De acordo com as variações ambientais ao longo do tempo, as espécies podem sofrer alterações significativas, extinguir-se ou praticamente não se alterar.
Faça em sala: 3 a 6 | Faça em casa: 3 a 6
Reprodução assexuada em planta e reprodução sexuada nos animais.
A hereditariedade permite a perpetuação das características próprias das espécies.

Essa pergunta também está no material:

Estudando a vida e as
14 pág.

Pedagogia Faculdade UNICFaculdade UNIC

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta informações sobre a reprodução sexuada e assexuada, a variabilidade genética das espécies, a adaptação às alterações ambientais, a hereditariedade e a evolução das espécies. A reprodução sexuada apresenta grande variabilidade genética, favorece a evolução das espécies e proporciona maior capacidade de adaptação às alterações ambientais, mas é um processo lento e que demanda grande dispêndio de energia. Já a reprodução assexuada apresenta menor variabilidade genética das espécies, dificuldade de adaptação às alterações ambientais e colonização de novos ambientes realizada por um número menor de indivíduos. A hereditariedade é essencial à vida e está ligada à reprodução, permitindo a perpetuação das características próprias das espécies. A evolução das espécies ocorre por meio de mutações aleatórias que podem ser favoráveis, indiferentes ou desfavoráveis em relação ao ambiente em que os organismos vivem. Os indivíduos adaptados ao ambiente transmitem aos descendentes suas características, que passam a predominar, num processo denominado seleção natural.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais