Buscar

A água doce é um dos recursos naturais essenciais para os seres vivos, e os recursos hídricos exercem um papel importante no desenvolvimento socioe...

A água doce é um dos recursos naturais essenciais para os seres vivos, e os recursos hídricos exercem um papel importante no desenvolvimento socioeconômico de um país. No Brasil, os rios formam uma rica malha hidrográfica, destacando-se, na Região Nordeste, o rio São Francisco. Sobre o tema, analise as proposições a seguir:
I. A área da bacia do São Francisco drena parte dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O São Francisco é o principal rio da bacia e nasce na Serra da Canastra (MG).
II. Devido à sua importância, o São Francisco recebeu as denominações de rio da “Unidade Nacional”, “Integração Nacional” e “rio dos Currais”.
III. A bacia do São Francisco liga duas regiões geográficas mais populosas e de povoamento mais antigo do país: o Nordeste e o Centro- Sul.
IV. Alguns projetos de desenvolvimento econômico estão em franca expansão ao longo do rio São Francisco, como a transposição de suas águas, a Transnordestina e a produção de frutas irrigadas.
V. O aproveitamento energético merece destaque através das usinas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Moxotó, Luiz Gonzaga (Itaparica) e Xingó.
A) I, II e IV.
B) II, IV e V.
C) I, II, III e IV.
D) III, IV e V.
E) I, II e V.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA_750_QUESTOES_-_PMPE_SOLDADO
235 pág.

Direito Constitucional Avançado OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II e IV. Justificativa: I. A área da bacia do São Francisco drena parte dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O São Francisco é o principal rio da bacia e nasce na Serra da Canastra (MG). (Correta) II. Devido à sua importância, o São Francisco recebeu as denominações de rio da “Unidade Nacional”, “Integração Nacional” e “rio dos Currais”. (Correta) III. A bacia do São Francisco liga duas regiões geográficas mais populosas e de povoamento mais antigo do país: o Nordeste e o Centro- Sul. (Incorreta) IV. Alguns projetos de desenvolvimento econômico estão em franca expansão ao longo do rio São Francisco, como a transposição de suas águas, a Transnordestina e a produção de frutas irrigadas. (Correta) V. O aproveitamento energético merece destaque através das usinas hidrelétricas de Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso, Moxotó, Luiz Gonzaga (Itaparica) e Xingó. (Incorreta) Portanto, as alternativas corretas são I, II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais