Logo Passei Direto
Buscar

De maneira bastante sucinta, apresente o conceito de Administração relacionando-o com os conceitos de eficiência e eficácia.

User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos para alcançar objetivos de forma eficiente e eficaz. - Eficiência refere-se à utilização otimizada dos recursos, ou seja, fazer as coisas da melhor maneira possível, minimizando desperdícios. - Eficácia diz respeito à capacidade de alcançar os resultados desejados, ou seja, fazer as coisas certas. Portanto, uma boa administração busca não apenas ser eficiente, mas também eficaz, garantindo que os objetivos sejam atingidos com o melhor uso dos recursos disponíveis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos) de uma organização, com o objetivo de alcançar seus objetivos de forma eficiente e eficaz. Eficiência refere-se à capacidade de realizar uma tarefa com o menor uso possível de recursos, enquanto eficácia refere-se à capacidade de alcançar os objetivos estabelecidos. Portanto, a administração busca alcançar os objetivos da organização de forma eficiente, ou seja, utilizando os recursos disponíveis da melhor maneira possível, e eficaz, ou seja, alcançando os objetivos estabelecidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na Unidade I você desenvolverá um claro entendimento sobre os conceitos fundamentais relacionados a esta área, desde o motivo pelo qual devemos estudar Administração, seu significado e a importância da organização neste contexto, além de conceitos relacionados às atividades organizacionais e seus processos administrativos. Para isto destacaremos, sob a perspectiva funcional, o planejamento, a organização, a execução e o controle, e o papel dos administradores nos níveis organizacionais. Assim você obterá um real entendimento sobre o nosso papel enquanto administradores ou gerentes compreendendo também a distinção entre a eficiência e a eficácia organizacional, bem como quais são as competências, habilidades e papéis administrativos necessários para enfrentar os grandes desafios propostos nesta área.

Mas afinal, o que é Administração?

Como as organizações estão inseridas em um ambiente que pode ser o bairro de uma cidade, de um estado, uma nação ou o mundo, o conceito de organização inclui o termo sistemas. Apesar das diferenças entre as organizações, elas estão relacionadas às atividades e métodos de operação das várias formas de organização de negócios e também entre organizações do mesmo tipo, por exemplo, se comparado a tamanho e escala de atividades (SILVA, 2008).

Não há alternativas fornecidas.

Ainda, de acordo com Maximiano (2004, p. 111), “o processo de organização é também um processo decisório [Figura 6] e seu resultado é uma estrutura organizacional [Figura 7]”. A estrutura organizacional define a autoridade e as responsabilidades das pessoas como indivíduos e como integrantes de grupos, e pode ser representada por um organograma, contendo as informações como divisão de trabalho, autoridade, hierarquia e comunicação (MAXIMIANO, 2004).

De acordo com Maximiano (2004), em resumo, as decisões mais importantes identificam as responsabilidades pela execução das tarefas e definição do sistema de autoridade: 1. A divisão do trabalho é o processo por meio do qual uma tarefa é dividida em tarefas menores, a responsabilidade pela execução das tarefas é atribuída a pessoas, sendo o conjunto de tarefas atribuídas a uma pessoa chamado de cargo. 2. Um departamento é agregado de cargos e tem responsabilidade em relação a uma função da organização (produção, vendas, administração financeira). A forma de dividir as tarefas depende de princípios chamados critérios de departamentalização. O critério mais simples é o que se baseia no critério funcional e pode evoluir para outros mais complexos, como os diversos tipos de organização de projeto (departamentos temporários), territorial (critério geográfico, onde cada unidade corresponde a um território), por produto (produto ou serviço), por cliente (clientes com necessidades distintas, lojas, departamentos) ou de projetos (atividades temporárias, eventos, aeroportos, rodovias etc.). 3. A autoridade é um direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados, podendo ser de linha (chefes têm o direito de emitir ordens e esperar a obediência ou adesão das pessoas), de assessoria (baseada no desempenho de atividades de aconselhamento) ou funcional (é o poder para determinar o que os outros devem fazer e independe das relações).

Segundo Robbins (2005, p. 33), em todas as organizações, é tarefa gerencial dirigí-las e coordená-las. Esta função é chamada também de Direção ou Liderança. Desta forma, “quando os gerentes motivam os funcionários, dirigem as atividades dos outros, selecionam o canal de comunicação mais eficaz ou solucionam conflitos entre seus membros, estão envolvidos na liderança”.

Mais conteúdos dessa disciplina