Buscar

Taxa de juros nominais e reais Para conceituar as taxas nominais e reais, é necessário antes conhecer as duas situações, de devedor e de credor. Ta...

Taxa de juros nominais e reais
Para conceituar as taxas nominais e reais, é necessário antes conhecer as duas situações, de devedor e de credor.
Taxa de juros nominal
Devedor
É a taxa que as instituições financeiras divulgam. A taxa que considera apenas o custo básico do dinheiro.
Credor
É a taxa que se recebe ao aplicar o dinheiro em determinado investimento. A taxa que considera apenas o retorno do dinheiro investido.
Taxa de juros real
Devedor
É a taxa que considera o custo efetivo total (CET), incluindo impostos, taxas, etc. A taxa de juros real é > que a taxa de juros nominal.
Credor
É a taxa de retorno real do dinheiro, já que a taxa de juros menos os custos administrativos, inflação, impostos, etc. Taxa de juros nominal > que a Taxa de juros real.

Essa pergunta também está no material:

Apostila-Caixa-Economica-Federal
368 pág.

Concurso Caixa Econômica Federal OutrosOutros

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A taxa de juros nominal é a taxa que as instituições financeiras divulgam, considerando apenas o custo básico do dinheiro. Já a taxa de juros real é a taxa que considera o custo efetivo total (CET), incluindo impostos, taxas, etc. A taxa de juros real é maior que a taxa de juros nominal. Para o credor, a taxa de juros real é a taxa de retorno real do dinheiro, já que a taxa de juros é menos os custos administrativos, inflação, impostos, etc.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina