Buscar

(UNICAMP-2008) “A macrorregião Sul é a menor em área entre todas as que conformam o território nacional. Todavia, isso não significa escassa divers...

(UNICAMP-2008) “A macrorregião Sul é a menor em área entre todas as que conformam o território nacional. Todavia, isso não significa escassa diversidade interna, mesmo em termos históricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econômico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais”. (Hoyêdo Nunes Lins, “Transformações econômicas e reflexos espaciais no Brasil Meridional.” In: Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão e Antonio Carlos Galvão (orgs.). Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano-regional. São Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.)
a) O texto aponta a existência de um “mosaico sociocultural e econômico-espacial” na região Sul. A que se deve essa diversidade cultural?
b) A atividade agrícola na Região Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais. Caracterize-as.

Essa pergunta também está no material:

Geografia - Ensino Médio - Lista de Exercícios - Região Sul - Proj. Medicina
9 pág.

Geografia Ensino Médio USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A diversidade cultural na região Sul do Brasil se deve a diversos fatores históricos, como a colonização europeia, a imigração de povos de diferentes origens, a miscigenação e a formação de comunidades tradicionais. Esses fatores contribuíram para a formação de uma cultura rica e diversa na região. b) As policulturas são sistemas agrícolas que envolvem o cultivo de várias culturas em uma mesma área, geralmente para consumo próprio ou para venda em mercados locais. Já as monoculturas comerciais são sistemas agrícolas que envolvem o cultivo de uma única cultura em grande escala, geralmente para exportação. Na região Sul do Brasil, as monoculturas comerciais mais comuns são a soja, o milho e o trigo, enquanto as policulturas são mais comuns em pequenas propriedades rurais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais