Buscar

Segundo os reformistas, as altas taxas de natalidade não são causa, mas consequência do subdesenvolvimento. Nessa perspectiva, se a população dos p...

Segundo os reformistas, as altas taxas de natalidade não são causa, mas consequência do subdesenvolvimento. Nessa perspectiva, se a população dos países subdesenvolvidos tivesse o mesmo acesso à educação e saúde como nos países desenvolvidos, o crescimento populacional seria controlado.
A. implementação de políticas de inclusão social.
B. adoção de medidas de controle de natalidade.
C. ampliação do consumo de recursos naturais.
D. manutenção da concentração de renda.
E. imposição de restrições à imigração.
Alternativa A
Resolução: De acordo com a teoria demográfica reformista, a pobreza é uma consequência dos desequilíbrios na distribuição das riquezas, e não do acelerado crescimento populacional. Portanto, na perspectiva reformista, para resolver esse problema seria necessário adotar medidas voltadas para a inclusão social, como políticas de redistribuição de renda e de ampliação do acesso à educação. A alternativa B está incorreta, pois os teóricos neomalthusianos é que defendem o controle de natalidade como forma de resolver a pobreza, visto que entendem que esse problema deriva do elevado crescimento populacional. A alternativa C está incorreta, pois os ecomalthusianos é que relacionam o crescimento populacional ao consumo de recursos naturais. Na sua perspectiva, o crescimento populacional deveria ser controlado, pois é responsável pela ampliação da pressão sobre os recursos naturais. A alternativa D está incorreta, pois os reformistas propõem a melhoria na distribuição da renda. A alternativa E está incorreta, pois os reformistas não defendem restrições à imigração já que não entendem que o crescimento populacional é a causa da pobreza.

Essa pergunta também está no material:

Simulado Bernoulli 2023 volume 2 1 ano medio
49 pág.

Português Colégio PortoColégio Porto

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A, implementação de políticas de inclusão social. De acordo com a teoria demográfica reformista, a pobreza é uma consequência dos desequilíbrios na distribuição das riquezas, e não do acelerado crescimento populacional. Portanto, na perspectiva reformista, para resolver esse problema seria necessário adotar medidas voltadas para a inclusão social, como políticas de redistribuição de renda e de ampliação do acesso à educação.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais