Buscar

apol 1 TEOLOGIA DA REFORMA


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o fragmento textual a seguir:
 “O surgimento da economia monetária criou tensão social e religiosa. A expansão do comércio criou novos ricos e novos pobres. O dinheiro provocou mudanças no tipo de trabalho, que passou a ser remunerado. Com isso, a velha moralidade cristã já não parecia relevante para as novas realidades urbanas e seus agudos problemas sociais”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WACHHOLZ, Wilhelm. História e teologia da Reforma: introdução. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 23.
 Levando em conta os conteúdos do livro-base, Teologia da Reforma, sobre o contexto econômico europeu, sobretudo, a ascensão da burguesia, que acabou se transformando em uma das principais razões que culminaram com o movimento da Reforma, considere as afirmativas que seguem:
I. A burguesia visava ao lucro em suas atividades mercantis.
II. O lucro da burguesia contrastava com os dogmas da fé.
III. A burguesia almejava o poder governamental em suas atividades mercantis.
IV. A busca por poder governamental coincidia com os dogmas da fé.
 São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, e II.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Está certa a alternativa (b), tendo em vista que as alternativas I e II estão corretas, isto é: “A plena ascensão da burguesia europeia, que visava ao lucro em suas atividades mercantis, em contrassenso com os dogmas da fé” (livro-base, p. 23).
	
	C
	I, III, e IV.
	
	D
	II, III e IV.
	
	E
	I, II e IV.
Questão 2/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Atente para o fragmento de texto abaixo:
 “A Reforma teve origem na ação do monge agostiniano Martim Lutero (1483-1546). A marcante importância de Lutero em seu tempo e sua relevância ainda hoje são por demais evidentes para que se possa ignorá-lo”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALTMANN, Walter. Lutero e libertação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2016. p. 23.
 Segundo os conteúdos abordados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre as principais razões que culminaram com o movimento da Reforma, considere as proposições a seguir:
 I. A crise interna da Igreja Católica Romana.
II. O surgimento do humanismo.
III. A existência da imprensa de tipos móveis.
IV. A ascensão da burguesia europeia.
 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	I, II e III.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I, II, III e IV.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A alternativa (d) está certa, uma vez que todas as proposições estão corretas, ou seja: “[...] as principais razões que culminaram com o movimento da Reforma [são]: a) A crise interna da Igreja Católica Romana [...]. b) A plena ascensão da burguesia europeia [...]. c) O absolutismo do poder real [...]. d) A mentalidade renascentista [...]. e) O nascimento do movimento mais tarde denominado humanismo. f) A retórica, a gramática e a dialética em confronto com a lógica do escolasticismo de Tomás de Aquino (Itália e Alemanha) [...]. g) O pano de fundo de uma sociedade medieval cheia de superstições. h) A existência da imprensa de tipos móveis” (livro-base, p. 23).
	
	E
	II, III e IV.
Questão 3/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o seguinte fragmento textual:
 “Iniciando nossa reflexão, desejo propor uma releitura da tradição da Reforma no que se refere à teologia da missão e ao conceito de missão. Nesse particular, possivelmente, uma reinterpretação mais atenta da teologia de Lutero poderá nos ajudar. É essa perspectiva hermenêutica que compartilho aqui para que leitoras e leitores avaliem o desafio da missão a partir de suas perguntas e de sua prática de fé”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZWETSCH, Roberto. Teologia e prática da missão na perspectiva luterana. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2009. p. 7.
Conforme os conteúdos apresentados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre a reforma missiológica, analise as proposições a seguir e marque a alternativa que apresenta os nomes mais relevantes no âmbito missiológico da Reforma:
Nota: 10.0
	
	A
	David Bosch, John Bunyan, George Whitefield, Guilherme Carey, David Liningston, Dwight Moody, Hudson Taylor.
	
	B
	John Knox, David Bosch, George Whitefield, Guilherme Carey, David Liningston, Dwight Moody, Hudson Taylor.
	
	C
	John Knox, John Bunyan, David Bosch, Guilherme Carey, David Liningston, Dwight Moody, Hudson Taylor.
	
	D
	John Knox, John Bunyan, George Whitefield, Guilherme Carey, David Liningston, Dwight Moody, Hudson Taylor.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A alternativa (d) está correta, isto é: “Pode-se dizer que a Reforma no âmbito missiológico teve uma de suas forças mais expressivas na história de pessoas como John Knox (1514-1572 – Inglaterra) e, posteriormente, John Bunyan (1628-1688 – Inglaterra), George Whitefield (1714-1770 – Inglaterra/EUA), Guilherme Carey (1761-1834 – Inglaterra/Índia), conhecido como o “pai das missões modernas”, David Liningston (1813-1873 – Inglaterra/Zâmbia), Dwight L. Moody (1837-1899 – EUA) e Hudson Taylor (1832-1905 – Inglaterra/China)” (livro-base, p. 86).
	
	E
	John Knox, John Bunyan, George Whitefield, David Bosch, David Liningston, Dwight Moody, Hudson Taylor.
Questão 4/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Preste atenção no seguinte fragmento de texto:
 “A cidade da Idade Média constituía um foco de mudança, ainda que então no máximo cerca de 1/5 da população humana vivesse em centros urbanos grandes e médios. Na Alemanha e Holanda, no entanto, havia regiões onde esse índice era maior”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WACHHOLZ, Wilhelm. História e teologia da Reforma: introdução. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 20.
 Em conformidade com os conteúdos do livro-base, Teologia da Reforma, sobre os desdobramentos da Reforma no modo de ser e de se organizar também das cidades, considere as afirmativas que seguem e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	sob a liderança de Zwínglio, Genebra oferecia um saneamento básico de qualidade.
	
	B
	sob a liderança de Calvino, Wittenberg oferecia uma educação de qualidade.
	
	C
	sob a liderança de Bucer, Genebra oferecia uma educação de qualidade.
	
	D
	sob a liderança de Zwínglio, Genebra oferecia uma educação de qualidade.
	
	E
	sob a liderança de Calvino, Genebra oferecia uma educação de qualidade.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Comentário: Está correta a alternativa (e), uma vez que: “mudanças sociais/educacionais – sob a liderança de Calvino, Genebra tornou-se referência de amparo ao idoso e à criança; a Academia oferecia educação de qualidade em diferentes níveis de formação, e ali também se formaram inúmeros pastores missionários” (livro-base, p. 141).
Questão 5/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o trecho de texto a seguir:
 “O período subsequente ao movimento da Reforma foi bem difícil. Tratava-se de consolidar a ‘nova’ fé tanto doutrinária quanto eclesiasticamente. Confirmada a separação da Igreja Católica Romana, a estruturação e a consolidação da nova igreja exigiram muita dedicação, energia e esforços da geração pós-reformadores”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZWETSCH, Roberto. Teologia e prática da missão na perspectiva luterana. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2009. p. 13.
Partindo dos conteúdos tratados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre a definição de Reforma, sabe-se que quatro movimentos podem ser identificados com esse nome, porém, em um sentido mais estrito, o termo Reforma se refere a quê? Considere as afirmações a seguir e marque a resposta correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo Reforma, em sentido estrito, refere-se à Reforma do Concílio Vaticano II.
	
	B
	O termo Reforma, em sentido estrito, refere-se à Reforma Protestante.
Você assinalou essaalternativa (B)
Você acertou!
Comentário: Está correta a alternativa (b), uma vez que: “Em sentido mais estrito, o termo Reforma se refere à Reforma Protestante” (livro-base, p. 19).
	
	C
	O termo Reforma, em sentido estrito, refere-se à Reforma do Concílio de Trento.
	
	D
	O termo Reforma, em sentido estrito, refere-se à Reforma Radical.
	
	E
	O termo Reforma, em sentido estrito, refere-se ao Documento de Aparecida.
 
Questão 6/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Observe a passagem de texto que segue: 
“Entre os mais variados aspectos, pelo qual se dá a reunião dos membros de uma comunidade para celebrar a História Salvífica de Cristo, está o ouvir. Num encontro entre pessoas, o pressuposto para uma conversa – um diálogo – é o ouvir. Para que se viva uma comunidade em Cristo é necessário que se ouça: a Palavra de Deus, do seu próximo, dos seus amigos e amigas, enfim, daquelas e daqueles que confraternizam e celebram tal mistério”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BELING, Élder.; ROSA, Sandro Santos. A liturgia, o espaço e a acústica no ouvir da viva vox evangelii. Revista tear online, São Leopoldo, v. 2, n. 2, p. 133-143, jul./dez., 2013. p. 135.
 Segundo os conteúdos abordados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre um dos principais processos da Reforma Protestante, a liturgia, e o que ela significa, analise as sentenças a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O significado de liturgia está relacionado ao serviço ou trabalho público.
II. ( ) O termo liturgia significa culto cristão.
III. (   ) No mundo grego, o sentido do termo liturgia se estendeu para o ofício religioso.
IV. ( ) No mundo grego, a presença da liturgia era restrita ao espaço governamental.
V. ( ) A liturgia, no contexto grego do primeiro século, está ligada a organização da missa.
 Agora marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – F – V.
	
	B
	V – F – F – V – V.
	
	C
	F – V – V – F – F.
	
	D
	V – F – V – F – F.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A alternativa certa é a (d), uma vez que as afirmativas I e III são verdadeiras, ou seja: O significado de liturgia “está relacionado ao serviço ou trabalho público. Com o passar do tempo, no mundo grego, seu sentido se estendeu para ofício religioso, mas também se usava a palavra ministério (utilizada nos textos bíblicos com esse mesmo sentido), na medida em que a religião no mundo antigo tinha um caráter eminentemente público” (livro-base, p. 67).
	
	E
	F – V – F – V – V.
Questão 7/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Na moderna pesquisa sobre Lutero, muitos demonstram preferência pela ‘teologia do Lutero jovem’. Tal interesse fundamenta-se na ideia que a Reforma pode ser explicada geneticamente, recuando-se até ao Lutero jovem a fim de se descobrir como seu pensamento evoluiu”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HÄGGLUND, Bengt. História da teologia. Porto Alegre: Concórdia, 2003. p. 179.
 Partindo dos conteúdos tratados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre o termo Reforma, o qual foi consolidado posteriormente aos eventos que ilustra, é possível afirmar que o mesmo se refere a um conceito cuja formulação pode ser atribuída a historiadores do passado. Considere as opções abaixo e marque a resposta que corretamente indica o século em que tal conceito surgiu:
Nota: 10.0
	
	A
	Século XV.
	
	B
	Século XVI.
	
	C
	Século XVII.
	
	D
	Século XVIII.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a (d), pois: “O movimento denominado aqui de Reforma é, portanto, um conceito cuja formulação pode ser atribuída a historiadores do século XVIII e que abrange um conjunto de fatos entrelaçados ocorridos no século XVI” (livro-base, p. 19).
	
	E
	Século XIX.
Questão 8/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Atente para o extrato de texto a seguir:
 “Diversos movimentos eclesiais, monásticos e leigos, inclusive o humanismo renascentista de um Erasmo de Roterdão, procuravam revigorar a Igreja, arrancá-la de todos os sinais de decadência, purificá-la dos abusos, desvinculá-la de interesses econômicos e do poder político”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALTMANN, Walter. Lutero e libertação. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2016. p. 26.
 Tendo em conta os conteúdos do livro-base, Teologia da Reforma, sobre o contexto da Reforma, analise as seguintes sentenças e assinale a alternativa que corretamente evidencia características da mentalidade renascentista:
Nota: 10.0
	
	A
	A mentalidade renascentista se caracteriza pelo clericalismo, pelo racionalismo e pelo retorno às fontes da Antiguidade.
	
	B
	A mentalidade renascentista se caracteriza pelo individualismo, pelo calvinismo e retorno às fontes da Antiguidade.
	
	C
	A mentalidade renascentista se caracteriza pelo clericalismo, pelo calvinismo e pelo retorno às fontes bíblicas.
	
	D
	A mentalidade renascentista se caracteriza pelo individualismo, pelo racionalismo e pelo retorno às fontes da Antiguidade.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Esta correta a alternativa (d), uma vez que: “A mentalidade renascentista, caracterizada pelo individualismo e pelo racionalismo, com sua admiração pelas culturas clássicas grega e latina e com a volta dos eruditos às fontes da Antiguidade, o que permitiu o desenvolvimento de um senso crítico em face dos comportamentos da época, sobretudo por parte de alguns elementos do clero da Igreja Católica Romana” (livro-base, p. 23).
	
	E
	A mentalidade renascentista se caracteriza pelo luteranismo, pelo calvinismo e pelo metodismo.
Questão 9/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o fragmento textual a seguir: 
“A Reforma deu início a um crescimento tremendo na produção livreira e expandiu rapidamente o mercado de livros. Na cidade de Wittenberg, havia sete oficinas de impressão. Os escritos reformatórios, na forma de breves folhetos e panfletos, inundaram o império. Mas a propaganda da Reforma não se limitou à palavra impressa, porém também visual (figuras, imagens, caricaturas). O novo da Reforma está no fato de dar ao livro uma nova função: a transmissão de opiniões”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WACHHOLZ, Wilhelm. História e teologia da Reforma: introdução. São Leopoldo: Sinodal, 2010. p. 22.
 Conforme os conteúdos apresentados no livro-base, Teologia da Reforma, sobre as várias mudanças nas configurações sociais e transformações que ocorreram no contexto da Reforma, além do desenvolvimento da imprensa, outras áreas também foram influenciadas e sofreram transformações. Considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ocorreram mudanças na área da doutrina, da cultura, da educação, do transporte e da política.
	
	B
	Ocorreram mudanças na área da doutrina, da cultura, da educação, do trabalho e do esporte.
	
	C
	Ocorreram mudanças na área da doutrina, da cultura, do transporte, do trabalho e da saúde.
	
	D
	Ocorreram mudanças na área da doutrina, da cultura, da educação, do trabalho e da política.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Comentário: Está correta a alternativa (d), porque “[...] inúmeras foram as mudanças nas configurações sociais e transformações advindas com a Reforma, entre as quais podemos destacar: a) mudanças doutrinárias [...]; b) mudanças culturais [...]; c) mudanças sociais/educacionais [...]; d) mudanças no conceito de trabalho [...]; e) mudanças políticas” (livro-base, p. 141).
	
	E
	Ocorreram mudanças na área do transporte, da agricultura, da educação, do trabalho e da segurança.
Questão 10/10 - Igrejas Históricas: Teologia da Reforma
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Para entender a teologia do final da Idade Média, na época do Humanismo, do Renascimento e da Reforma,é preciso abordar brevemente seu contexto histórico. No período de 1350 a 1517 um novo tipo de teologia substituiu a escolástica; o papado primeiro se transferiu de Roma para Avignon (1309) e, quando retornou a Roma (1377), um cisma dividiu o Cristianismo do Ocidente”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILLES, Urbano. História da teologia cristã. Porto Alegre: Letra&Vida, 2014. p. 43.
Considerando os conteúdos do livro-base, Teologia da Reforma, sobre o contexto histórico do movimento reformista cristão, analise as proposições abaixo e marque a alternativa que revela as principais áreas abarcadas pela Reforma:
 
Nota: 10.0
	
	A
	O movimento denominado de Reforma abrange, além da dimensão religiosa, as dimensões políticas, sociais e econômicas.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: Está correta a alternativa (a), pois: O movimento denominado aqui de Reforma [...] abrange um conjunto de fatos entrelaçados ocorridos no século XVI. Portanto, é preciso considerar as dimensões políticas, sociais e econômicas que permearam o questionamento sobre o comportamento da igreja por parte de alguns membros do clero e da doutrina da Igreja Católica Romana nesse recorte histórico. No entanto, isso não significa que a referida Reforma esteja exclusivamente relacionada à religião, apesar de ter proporcionado mudanças nas crenças e nas práticas religiosas, conforme defende um número cada vez maior de historiadores” (livro-base, p. 19).
	
	B
	Além da dimensão religiosa, a Reforma abrange as dimensões políticas, sociais e gastronômicas.
	
	C
	O movimento denominado de Reforma abrange, além da dimensão religiosa, as dimensões políticas, gastronômicas e econômicas.
	
	D
	Além da dimensão religiosa, a Reforma abrange as dimensões gastronômicas, sociais e econômicas.
	
	E
	Além da dimensão religiosa, a Reforma abrange as dimensões gastronômicas, enólogas e econômicas.
· 
image1.wmf
image3.png
image2.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina