Buscar

(Vunesp-2004) Três compostos orgânicos, um ácido carboxílico, um álcool e um éter, apresentam massas molares iguais e com valor de 46,0g · mol –1. ...

(Vunesp-2004) Três compostos orgânicos, um ácido carboxílico, um álcool e um éter, apresentam massas molares iguais e com valor de 46,0g · mol –1. A 25°C e sob 1 atmosfera de pressão, dois deles são líquidos e o terceiro, isômero do álcool, é um gás. São dadas as massas molares do carbono (12,0g · mol –1), do hidrogênio (1,0g · mol –1) e do oxigênio (16,0g · mol –1).
a) Forneça as fórmulas estruturais e os nomes dos compostos citados que são líquidos nas condições indicadas.
b) Identifique o composto que é um gás a 25°C e sob 1 atmosfera de pressão. Explique por que, diferentemente do álcool, esse composto não é líquido nessas condições, apesar de apresentar a mesma massa molar.

Essa pergunta também está no material:

exerccicio
26 pág.

exercícios revisão complementar

Química Orgânica I Faculdade Pitágoras de DivinópolisFaculdade Pitágoras de Divinópolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os compostos líquidos são o ácido carboxílico e o éter. Suas fórmulas estruturais são: - Ácido carboxílico: CH3COOH (ácido acético) - Éter: CH3OCH2CH3 (éter etílico) b) O composto que é um gás a 25°C e sob 1 atmosfera de pressão é o metóxi-etano (CH3OCH3), que é um isômero do álcool etílico (CH3CH2OH). O metóxi-etano é um gás nessas condições porque sua força intermolecular é mais fraca do que a do álcool etílico, que é capaz de formar ligações de hidrogênio entre suas moléculas. Mesmo tendo a mesma massa molar, o metóxi-etano não é líquido nessas condições porque suas moléculas não conseguem se atrair o suficiente para formar um líquido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais