Buscar

11) (UFRJ-2005) Dois jovens, cada um com 50 kg de massa, sobem quatro andares de um edifício. A primeira jovem, Heloísa, sobe de elevador, enquanto...

11) (UFRJ-2005) Dois jovens, cada um com 50 kg de massa, sobem quatro andares de um edifício. A primeira jovem, Heloísa, sobe de elevador, enquanto o segundo, Abelardo, vai pela escada, que tem dois lances por andar, cada um com 2,0m de altura.
a) Denotando por WA o trabalho realizado pelo peso de Abelardo e por WH o trabalho realizado pelo peso de Heloísa, determine a razão WA / WH.
b) Supondo que são nulas suas velocidades inicial e final, calcule a variação de energia mecânica de cada jovem ao realizar o deslocamento indicado.

Essa pergunta também está no material:

fisica_dinamica_trabalho_de_uma_forca_exercicios
17 pág.

Física I Faculdade de Engenharia Souza MarquesFaculdade de Engenharia Souza Marques

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O trabalho realizado pelo peso é dado por W = mgh, onde m é a massa, g é a aceleração da gravidade e h é a altura. Como ambos sobem a mesma altura, o trabalho realizado pelo peso é o mesmo para ambos. Portanto, a razão WA / WH é igual a 1. b) A variação de energia mecânica é dada por ΔE = W + ΔU, onde W é o trabalho realizado pelas forças externas e ΔU é a variação da energia potencial gravitacional. Como ambos sobem a mesma altura, a variação da energia potencial gravitacional é a mesma para ambos. O trabalho realizado pelas forças externas é nulo para Heloísa, pois ela sobe de elevador, enquanto para Abelardo é dado por W = mgh = 50 x 2 x 4 x 2 = 800 J. Portanto, a variação de energia mecânica de Heloísa é igual à variação da energia potencial gravitacional, que é ΔU = mgh = 50 x 10 x 4 x 2 = 4000 J. Já a variação de energia mecânica de Abelardo é dada por ΔE = W + ΔU = 800 + 4000 = 4800 J.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais