Buscar

Foi Simmel quem, na mesma tradição interacionista de Weber, veio a elaborar a teoria sociológica do conflito, que mais tarde viria a tornar-se a te...

Foi Simmel quem, na mesma tradição interacionista de Weber, veio a elaborar a teoria sociológica do conflito, que mais tarde viria a tornar-se a teoria clássica dos conflitos. Simmel foi levado a elaborar, uma tipologia da resolução dos conflitos, examinando sucessivamente a vitória, o compromisso, a conciliação ou ainda, em alguns casos excepcionais, a rejeição definitiva de qualquer solução que permita uma nova coexistência.


Em relação a isto, analise e classifique as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:


( ) Sempre que uma crise eclode em um ambiente social um terceiro “mediador” pode ser instado para auxiliar a inflamá-la.


( ) O homem, como é sabido, tem vocação natural e característica para a sociabilidade e possui singularidade de formação e comportamento. Calcado em sua natureza social e da inata inclinação para vida em sociedade, repousa também a origem do Direito e do Estado.


( ) A existência de interesses contrapostos e até mesmo antagônicos na sociedade humana traz a imperiosa necessidade de proteção contra a barbárie.


( ) A mera existência de uma ordem jurídica revela-se suficiente para concretizar o ideal de justiça, pois o Direito é operado pelos homens, e se a estes não couber a ação promotora dos ideais eleitos como importantes e reconhecidos pelo grupo social, será inútil o vasto catálogo de normas jurídicas existentes.


Assinale a alternativa correta:



Escolha uma opção:

a. F, F, V, V.

b. F, V, F, V.

c. F, V, V, F.

d. V, V, F, F.

e. V, V, V, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: F, V, V, F. Justificativa: - A primeira afirmativa é falsa, pois a mediação pode ser utilizada para solucionar conflitos, não para inflamá-los. - A segunda afirmativa é verdadeira, pois o homem é naturalmente sociável e a vida em sociedade é a origem do Direito e do Estado. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois a existência de interesses contrapostos e antagônicos na sociedade humana pode levar à barbárie, tornando necessária a proteção contra ela. - A quarta afirmativa é falsa, pois a existência de uma ordem jurídica não é suficiente para concretizar o ideal de justiça, sendo necessário que os homens ajam de acordo com os ideais eleitos como importantes e reconhecidos pelo grupo social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais