Buscar

Em uma aula de laboratório de química, foram realizados três experimentos para o estudo da reação entre zinco e ácido clorídrico. Em três tubos de ...

Em uma aula de laboratório de química, foram realizados três experimentos para o estudo da reação entre zinco e ácido clorídrico. Em três tubos de ensaio rotulados como I, II e III, foram colocados em cada um 5,0 x 10–3 mol (0,327 g) de zinco e 4,0 mL de solução de ácido clorídrico, nas concentrações indicadas na figura. Foi anotado o tempo de reação até ocorrer o desaparecimento completo do metal. A figura mostra o esquema dos experimentos, antes da adição do ácido no metal.
a) Qual experimento deve ter ocorrido com menor tempo de reação? Justifique.
b) Determine o volume da solução inicial de HCℓ que está em excesso no experimento III. Apresente os cálculos efetuados.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 3 - Ciências da Natureza-694-696
3 pág.

Enem Ifc Campus VideiraIfc Campus Videira

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) O experimento que deve ter ocorrido com menor tempo de reação é o experimento III, pois a concentração de ácido clorídrico é maior, o que significa que há mais íons H+ disponíveis para reagir com o zinco, acelerando a reação. b) Para determinar o volume da solução inicial de HCℓ que está em excesso no experimento III, é necessário calcular a quantidade de HCℓ que reagiu com o zinco e comparar com a quantidade inicial de HCℓ. A equação química da reação entre zinco e ácido clorídrico é: Zn(s) + 2HCl(aq) → ZnCl2(aq) + H2(g) A partir da equação, sabe-se que 1 mol de zinco reage com 2 mols de ácido clorídrico. Portanto, a quantidade de ácido clorídrico que reagiu com o zinco em cada experimento é: Experimento I: 5,0 x 10^-3 mol de Zn x 2 mol de HCl/mol de Zn = 1,0 x 10^-2 mol de HCl Experimento II: 5,0 x 10^-3 mol de Zn x 1 mol de HCl/mol de Zn = 5,0 x 10^-3 mol de HCl Experimento III: 5,0 x 10^-3 mol de Zn x 4 mol de HCl/mol de Zn = 2,0 x 10^-2 mol de HCl A quantidade inicial de HCℓ é 4,0 mL x 1,0 mol/L = 4,0 x 10^-3 mol de HCl. Portanto, no experimento III, a quantidade de HCℓ que está em excesso é: Quantidade inicial de HCℓ - Quantidade de HCℓ que reagiu = 4,0 x 10^-3 mol - 2,0 x 10^-2 mol = -1,6 x 10^-2 mol Como a quantidade é negativa, significa que todo o HCℓ inicial reagiu com o zinco e ainda houve consumo adicional de HCℓ. Não há HCℓ em excesso no experimento III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina