Buscar

Vivem hoje no Brasil 300 mil portadores da síndrome de Down, caracterizada pelo porte de três cromossomos de número 21. Estudos brasileiros indicam...

Vivem hoje no Brasil 300 mil portadores da síndrome de Down, caracterizada pelo porte de três cromossomos de número 21. Estudos brasileiros indicam que existe aproximadamente um caso para cada 700 nascimentos e que a cada ano são descobertos cerca de 8 mil novos casos.
Assuma que um dos progenitores seja portador para a mutação cromossômica em questão e, portanto, não manifeste o fenótipo. Qual a probabilidade do casal ter um filho com síndrome de Down?

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 4 - Ciências da Natureza-223-225
3 pág.

Enem Ifc Campus VideiraIfc Campus Videira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Se um dos progenitores é portador da síndrome de Down, a probabilidade de ter um filho com a síndrome é de 50%. Isso ocorre porque a síndrome de Down é causada por uma mutação genética que pode ser transmitida pelos pais. Quando um dos pais é portador da mutação, há uma chance de 50% de que o filho herde o cromossomo extra e desenvolva a síndrome de Down.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais