Buscar

Para facilitar as análises, a Termologia é dividida em partes: Termometria, Calorimetria, Dilatação e Termodinâmica. Nesse âmbito, assinale o que f...

Para facilitar as análises, a Termologia é dividida em partes: Termometria, Calorimetria, Dilatação e Termodinâmica. Nesse âmbito, assinale o que for correto.
01) O deslocamento das geleiras nos polos é explicado, em parte, pela diminuição da temperatura de fusão em sua base, já que, com as alturas alcançadas pelo gelo, há um aumento de pressão na parte inferior com um consequente derretimento do gelo ali localizado. Esse fato ocorre devido ao comportamento anômalo da água durante a fusão.
02) A localização de um aparelho de ar-condicionado na parte superior de uma sala e o fato de as prateleiras de uma geladeira serem feitas com grades são exemplos práticos do fenômeno da convecção do calor.
04) Quando a temperatura de uma substância, na fase gasosa, encontra-se acima do ponto crítico, esta recebe o nome de gás; quando a temperatura está abaixo desse ponto, a substância denomina-se vapor.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 4 - Ciências da Natureza-322-324
3 pág.

Enem Ifc Campus VideiraIfc Campus Videira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) 01 e 02. Justificativa: 01) O comportamento anômalo da água durante a fusão é um fato que ocorre devido à diminuição da temperatura de fusão em sua base, o que explica o deslocamento das geleiras nos polos. Com as alturas alcançadas pelo gelo, há um aumento de pressão na parte inferior com um consequente derretimento do gelo ali localizado. 02) A convecção do calor é um fenômeno que ocorre quando há movimento de fluidos, como o ar ou a água, que transportam o calor de um lugar para outro. A localização de um aparelho de ar-condicionado na parte superior de uma sala e o fato de as prateleiras de uma geladeira serem feitas com grades são exemplos práticos desse fenômeno. 04) A afirmação sobre a nomenclatura de gás e vapor está incorreta. Quando a temperatura de uma substância, na fase gasosa, encontra-se acima do ponto crítico, esta recebe o nome de vapor; quando a temperatura está abaixo desse ponto, a substância denomina-se gás.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais