Buscar

Adotando para a partícula alfa a carga q = 3,2 × 10-19 C e a massa m = 6,4 × 10-27 kg, analise o comportamento de uma partícula dessa natureza cuja...

Adotando para a partícula alfa a carga q = 3,2 × 10-19 C e a massa m = 6,4 × 10-27 kg, analise o comportamento de uma partícula dessa natureza cuja velocidade seja de 4,0 × 107 m/s, e que, ao ser lançada perpendicularmente a um campo magnético, passa a executar um movimento circular uniforme (MCU) de raio 4 m. Nesse contexto, assinale o que for correto.
01) O valor do campo magnético é de 0,2 T.
02) Se a partícula em questão fosse lançada paralelamente ao campo magnético, não haveria força magnética agindo sobre ela.
04) A variação da energia cinética da partícula alfa entre os instantes em que ela entra no campo magnético e após 8 s em movimento circular uniforme (MCU) é zero.
08) O MCU é um movimento acelerado, já que apresenta uma aceleração denominada aceleração centrípeta.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Ativo Vol 4 - Ciências da Natureza-394-396
3 pág.

Enem Grau TécnicoGrau Técnico

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Podemos analisar o comportamento da partícula alfa usando a equação da força magnética em uma partícula carregada em movimento em um campo magnético, que é dada por: Fm = q * v * B * senθ Onde: - Fm é a força magnética - q é a carga da partícula - v é a velocidade da partícula - B é a intensidade do campo magnético - θ é o ângulo entre a velocidade da partícula e o campo magnético No caso da partícula alfa, ela é lançada perpendicularmente ao campo magnético, o que significa que θ = 90°. Portanto, a equação da força magnética pode ser simplificada para: Fm = q * v * B A força magnética é a força centrípeta que mantém a partícula alfa em movimento circular uniforme (MCU). A equação da força centrípeta é dada por: Fc = m * a Onde: - Fc é a força centrípeta - m é a massa da partícula - a é a aceleração centrípeta No MCU, a velocidade da partícula é constante, mas sua direção muda continuamente. Portanto, a partícula alfa está acelerando em direção ao centro do movimento circular. A aceleração centrípeta é dada por: a = v² / r Onde: - r é o raio do movimento circular Igualando as equações da força magnética e da força centrípeta, temos: q * v * B = m * v² / r Simplificando, temos: B = m * v / (q * r) Substituindo os valores dados, temos: B = (6,4 × 10^-27 kg) * (4,0 × 10^7 m/s) / (3,2 × 10^-19 C * 4 m) = 0,2 T Portanto, a alternativa correta é a 01). A alternativa 02) está incorreta, pois mesmo se a partícula alfa fosse lançada paralelamente ao campo magnético, ainda haveria uma força magnética agindo sobre ela. A alternativa 04) está incorreta, pois a energia cinética da partícula alfa não é constante durante o movimento circular uniforme. Ela diminui à medida que a partícula perde velocidade devido à força magnética. A alternativa 08) está incorreta, pois o MCU é um movimento uniforme, ou seja, a velocidade da partícula é constante, mas sua direção muda continuamente. A aceleração centrípeta não é uma aceleração linear, mas sim uma aceleração angular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais