Buscar

Sobre o direito de participação é incorreto afirmar: Tradicionalmente as crianças foram reconhecidas como propriedade dos pais e por isso os mesmos...

Sobre o direito de participação é incorreto afirmar:
Tradicionalmente as crianças foram reconhecidas como propriedade dos pais e por isso os mesmos eram possuidores de direitos indispensáveis para decidir o que era necessário para as crianças.
Os discursos acadêmicos sobre os direitos e participação da criança têm contribuído com a mudança de compreensão de seu papel na sociedade.
A vulnerabilidade das crianças tem pautado discursos protecionistas que defendem a garantia de efetivação das necessidades das crianças e não da participação.
A reformulação da compreensão dos conceitos de infância e crianças tem demandado mudanças nos diversos âmbitos, tais como social, jurídico, científico e cultural por meio da instituição do direito de participação.
Os direitos de participação estão associados à salvaguarda da saúde, educação, segurança social, vida familiar, recreio e cultura. INCORRETO, os direitos de participação são os que se referem aos direitos civis e políticos, ou seja, os que abarcam o direito da criança a ser consultada e ouvida, o direito ao acesso à informação, à liberdade de expressão e opinião e o direito a tomar decisões em seu proveito.
a. Tradicionalmente as crianças foram reconhecidas como propriedade dos pais e por isso os mesmos eram possuidores de direitos indispensáveis para decidir o que era necessário para as crianças.
b. Os discursos acadêmicos sobre os direitos e participação da criança têm contribuído com a mudança de compreensão de seu papel na sociedade.
c. A vulnerabilidade das crianças tem pautado discursos protecionistas que defendem a garantia de efetivação das necessidades das crianças e não da participação.
d. A reformulação da compreensão dos conceitos de infância e crianças tem demandado mudanças nos diversos âmbitos, tais como social, jurídico, científico e cultural por meio da instituição do direito de participação.
e. Os direitos de participação estão associados à salvaguarda da saúde, educação, segurança social, vida familiar, recreio e cultura. INCORRETO, os direitos de participação são os que se referem aos direitos civis e políticos, ou seja, os que abarcam o direito da criança a ser consultada e ouvida, o direito ao acesso à informação, à liberdade de expressão e opinião e o direito a tomar decisões em seu proveito.

Essa pergunta também está no material:

Questionário - Unidade II
9 pág.

Promoção e Proteção da Saúde da Criança e do Adolescente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito SantoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que está incorreta é a letra "e". Os direitos de participação não estão associados à salvaguarda da saúde, educação, segurança social, vida familiar, recreio e cultura, mas sim aos direitos civis e políticos, ou seja, os que abarcam o direito da criança a ser consultada e ouvida, o direito ao acesso à informação, à liberdade de expressão e opinião e o direito a tomar decisões em seu proveito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais