Buscar

Um motor elétrico de corrente contínua, com seu rotor e suas bobinas de campo ligados em série, possui resistência interna de 5,0 Ω. Quando ligado ...

Um motor elétrico de corrente contínua, com seu rotor e suas bobinas de campo ligados em série, possui resistência interna de 5,0 Ω. Quando ligado a uma rede elétrica de 220 V, e girando com carga total, ele recebe uma corrente de 4,0 A. Analise as alternativas abaixo e assinale o que for correto.
01) A força contra-eletromotriz no rotor do motor é 200 V.
02) A potência fornecida ao motor, em plena carga, é 880W.
04) A energia dissipada na resistência interna do motor é 80 W.
08) A potência líquida do motor é 72% da potência de entrada.
16) Se o motor, ligado à rede elétrica de 220 V, repentinamente deixar de girar, a potência dissipada na resistência interna do motor cai a zero.

Essa pergunta também está no material:

EXERCICIOS - Leis de kirchhoff
9 pág.

Tensões em malhas e correntes em nós.

Física Geral I Universidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Federal do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a soma das alternativas 02 e 08, que resulta em 10. Explicação: - A potência fornecida ao motor, em plena carga, é dada por P = V * I, onde V é a tensão da rede elétrica e I é a corrente que passa pelo motor. Substituindo os valores, temos P = 220 * 4,0 = 880 W. Portanto, a alternativa 02 é verdadeira. - A potência líquida do motor é a potência de saída (aquela que é utilizada para realizar trabalho) subtraída da potência dissipada na resistência interna do motor. A potência de saída é a potência fornecida ao motor menos a potência dissipada na resistência interna, ou seja, P_saida = P - P_interna = 880 - 80 = 800 W. A potência líquida é dada por P_líquida = P_saida / P_entrada * 100%, onde P_entrada é a potência fornecida ao motor. Substituindo os valores, temos P_líquida = 800 / 880 * 100% = 90,9%. Portanto, a alternativa 08 é verdadeira. - A força contra-eletromotriz no rotor do motor é dada por E = V - R * I, onde V é a tensão da rede elétrica, R é a resistência interna do motor e I é a corrente que passa pelo motor. Substituindo os valores, temos E = 220 - 5,0 * 4,0 = 200 V. Portanto, a alternativa 01 é verdadeira. - A energia dissipada na resistência interna do motor é dada por E = R * I^2, onde R é a resistência interna do motor e I é a corrente que passa pelo motor. Substituindo os valores, temos E = 5,0 * 4,0^2 = 80 W. Portanto, a alternativa 04 é verdadeira. - Se o motor deixar de girar repentinamente, a corrente que passa pelo motor cai a zero e, portanto, a potência dissipada na resistência interna do motor também cai a zero. Portanto, a alternativa 16 é verdadeira. Assim, a soma das alternativas 02 e 08 é 10, que é a alternativa correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais