Buscar

Sobre a fisiopatologia do choque neurogênico, assinale a alternativa correta. A) Se o choque é decorrente de lesão medular, as vias simpáticas ence...

Sobre a fisiopatologia do choque neurogênico, assinale a alternativa correta.
A) Se o choque é decorrente de lesão medular, as vias simpáticas encefálicas são interrompidas e as parassimpáticas são preservadas, levando a alterações cardiovasculares caracterizadas, no início, por hipotensão e por hiperatividade adrenal, seguidas, de imediato, por hipotensão mais prolongada, por causa da diminuição da atividade simpática.
B) Se o choque é causado por lesão encefálica, as vias parassimpáticas encefálicas são interrompidas e as simpáticas são preservadas, levando a alterações cardiovasculares caracterizadas, no início, por hipertensão e por hiperatividade adrenal, seguidas, imediatamente, por hipertensão mais prolongada, por causa da diminuição da atividade parassimpática.
C) Quando o choque é decorrente de lesão encefálica, a hipertensão pode ser decorrente da insuficiência cardíaca secundária à isquemia miocárdica.
D) Quando o choque é decorrente de lesão medular, a hipertensão pode ser decorrente da insuficiência cardíaca secundária à isquemia miocárdica.

Essa pergunta também está no material:

proenfurg_c5v1_choqueneurogenico
27 pág.

Anatomia Humana I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Se o choque é decorrente de lesão medular, as vias simpáticas encefálicas são interrompidas e as parassimpáticas são preservadas, levando a alterações cardiovasculares caracterizadas, no início, por hipotensão e por hiperatividade adrenal, seguidas, de imediato, por hipotensão mais prolongada, por causa da diminuição da atividade simpática. No choque neurogênico, ocorre uma disfunção do sistema nervoso autônomo simpático, que é responsável por manter a pressão arterial e a perfusão tecidual adequadas. Na lesão medular, as vias simpáticas encefálicas são interrompidas, levando a uma diminuição da atividade simpática e, consequentemente, a uma vasodilatação periférica e hipotensão. As vias parassimpáticas são preservadas e podem levar a uma hiperatividade adrenal, que pode causar hipertensão arterial transitória.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais