Buscar

Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

Essa pergunta também está no material:

BNCC_completa
472 pág.

Metodologia Científica AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As figuras de linguagem são recursos utilizados para enriquecer a comunicação e torná-la mais expressiva. Cada figura de linguagem tem um efeito de sentido específico, que pode ser utilizado para criar diferentes efeitos no texto. - A comparação é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos, utilizando conectivos como "como" ou "tal qual". Exemplo: "Ela é forte como um touro". - A metáfora é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de identidade entre dois elementos, sem utilizar conectivos de comparação. Exemplo: "Ele é um leão na batalha". - A metonímia é uma figura de linguagem que utiliza um termo para representar outro, com o qual se relaciona de alguma forma. Exemplo: "Ele bebeu um copo de leite". - A personificação é uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados ou animais. Exemplo: "O vento uivava triste". - A hipérbole é uma figura de linguagem que exagera a realidade, aumentando ou diminuindo a intensidade de algo. Exemplo: "Estou morrendo de fome". Essas são apenas algumas das figuras de linguagem mais comuns. O uso dessas figuras pode tornar o texto mais interessante e expressivo, mas é importante utilizá-las com moderação e de forma adequada ao contexto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais