Buscar

Considere a seguinte situação fictícia:   A jovem Ana é uma ávida leitora e estudiosa de linguagem e comunicação. Ela se depara com uma série de li...

Considere a seguinte situação fictícia:

 

A jovem Ana é uma ávida leitora e estudiosa de linguagem e comunicação. Ela se depara com uma série de livros e artigos que exploram a função metalinguística da linguagem, que se concentra em fazer referência à própria linguagem. Ana percebe que muitos desses textos não apenas comunicam ideias ou histórias, mas também refletem sobre os próprios mecanismos da linguagem utilizados para transmiti-los.

 

A respeito da função metalinguística da linguagem, leia a unidade III do Livro Digital e assinale a opção correta.

Alternativas


Alternativa 1:


Os dicionários e as gramáticas são exemplos da função metalinguística da linguagem, pois fornecem informações sobre o uso e a estrutura das palavras e frases.


Alternativa 2:


A função metalinguística da linguagem é restrita a contextos acadêmicos e científicos, não sendo encontrada em textos do cotidiano ou em formas de expressão artística.


Alternativa 3:


A literatura, por sua natureza criativa e expressiva, raramente se envolve com a função metalinguística da linguagem, preferindo focar apenas na comunicação de histórias e ideias.


Alternativa 4:


A função metalinguística da linguagem se concentra exclusivamente em discutir questões filosóficas e abstratas relacionadas à natureza da linguagem, excluindo considerações práticas sobre o uso diário da mesma.


Alternativa 5:


A função metalinguística da linguagem não é relevante na análise e compreensão de textos, uma vez que se preocupa apenas com os aspectos técnicos e formais da linguagem, negligenciando seu significado e contexto.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 1: "Os dicionários e as gramáticas são exemplos da função metalinguística da linguagem, pois fornecem informações sobre o uso e a estrutura das palavras e frases." A função metalinguística da linguagem é aquela que se concentra em fazer referência à própria linguagem, ou seja, é uma reflexão sobre os próprios mecanismos da linguagem utilizados para transmitir ideias e informações. Os dicionários e as gramáticas são exemplos dessa função, pois fornecem informações sobre o uso e a estrutura das palavras e frases.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais