Logo Passei Direto
Buscar
A respeito da memória discursiva considere as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – É a memória linguística que se acumula desde a concepção e que se alonga por toda vida da pessoa.
II – Nela temos registros de falas, regras, aprendizado, narrativas que fazem e dão sentido ao que interpretamos.
III – Não há relação entre todos os registros que se acumulam funcionam e os limites de nossa condição de produzir e interpretar o sentido.

A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) apenas a II.
E) apenas a III.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada assertiva: I – É a memória linguística que se acumula desde a concepção e que se alonga por toda a vida da pessoa. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a memória discursiva realmente se desenvolve ao longo da vida, começando desde a concepção. II – Nela temos registros de falas, regras, aprendizado, narrativas que fazem e dão sentido ao que interpretamos. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois a memória discursiva inclui esses elementos que ajudam na interpretação e na construção de sentido. III – Não há relação entre todos os registros que se acumulam funcionam e os limites de nossa condição de produzir e interpretar o sentido. Falsa, essa afirmativa é incorreta, pois existe uma relação entre os registros acumulados e a capacidade de produzir e interpretar significados. Com base nessa análise, as assertivas verdadeiras são I e II. Portanto, a alternativa correta é: A) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) I e III. A memória discursiva é a memória linguística que se acumula desde a concepção e que se alonga por toda vida da pessoa. Nela temos registros de falas, regras, aprendizado, narrativas que fazem e dão sentido ao que interpretamos. Além disso, há uma relação entre todos os registros que se acumulam e os limites de nossa condição de produzir e interpretar o sentido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a tipologia textual dessa passagem do conto, pode-se dizer a organização predominante é

A) argumentativa;
B) descritiva;
C) expositiva;
D) narrativa;
E) poética;

Quanto aos níveis formal e informal de linguagem, podemos dizer que:
I. Os níveis de linguagem formal e informal são determinados pelos lugares de enunciação e pelo lugar social dos interlocutores. Diferentes contextos sociais e comunicativos exigem diferentes linguagens. É essencial que o falante saiba ajustar o seu discurso aos diferentes contextos comunicativos.
II. Quando nos encontramos em um lugar de enunciação informal, não necessariamente podemos usar a linguagem informal com todas as pessoas. O lugar de enunciação não supera a formalidade das relações pessoais a ponto de permitir o uso de informalidade entre elas. Logo, o nível de linguagem informal não se sobrepõe à relação de formalidade entre as pessoas.
III. O lugar de enunciação informal permite modalização da linguagem formal que regula relações pessoais, por fazer com que prevaleça a linguagem predominante, no caso a informal. Podemos adotar intimidade nas relações pessoais em função de estarmos e um contexto informal.
IV. Se estivermos em um lugar de enunciação formal, devemos adotar um nível de linguagem formal, mesmo com pessoas com as quais guardamos maior intimidade.

A) Apenas a I;
B) Apenas a I e a II;
C) Apenas a III;
D) Apenas a I e a IV;
E) Todas são corretas.

Assinale a alternativa que apresenta as características da língua falada.
I. A língua falada pressupõe contato direto entre sujeito e interlocutores, em situações informais. Detém recursos importantes como entoação, timbre, altura, ênfase, pausas, velocidade da enunciação, impossíveis de serem representadas graficamente.
II. A língua falada é mais espontânea, não apresentando grande preocupação gramatical do ponto de vista normativo. Não há grande preocupação com as regras gramaticais de concordância, regência e colocação, nem com a clareza das construções sintáticas.
III. A língua falada conta com vocabulário mais restrito, mas está em constante renovação. Conta com recursos extralinguísticos, contextuais, tais como gestos, expressões faciais, postura, que muitas vezes completam ou esclarecem o sentido da comunicação.
IV. Recursos extralinguísticos precariamente buscam reproduzir traços próprios e peculiares da língua falada por sinais de pontuação: exclamação, interrogação, reticencias, hífen, parênteses, travessão, pelo emprego de maiúscula, de negrito, itálico ou de sublinhas.
A) Apenas a I;
B) Apenas a I e a II;
C) Apenas a III;
D) Apenas a I e a IV;
E) Todas são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina