Logo Passei Direto
Buscar
(UFF/COSEAC/2019) De acordo com a RDC nº 36, de julho de 2013, todos os serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa, devem constituir instância para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, que terá a denominação de:

a) Gerência de risco e segurança.
b) Vigilância em saúde.
c) Serviço de acreditação.
d) Núcleo de segurança do paciente.
e) Setor de educação permanente.
User badge image
EnfermagemEmFoco

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

De acordo com a RDC nº 36, de julho de 2013, todos os serviços de saúde devem ter uma instância específica para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente. Essa instância é conhecida como "Núcleo de segurança do paciente". Analisando as alternativas: a) Gerência de risco e segurança - Embora relacionada, não é o termo específico mencionado na RDC. b) Vigilância em saúde - Refere-se a um conceito mais amplo e não especificamente à segurança do paciente. c) Serviço de acreditação - Relaciona-se à certificação de serviços, mas não é o foco da RDC. d) Núcleo de segurança do paciente - Esta é a alternativa correta, conforme a RDC. e) Setor de educação permanente - Embora importante, não é o termo específico utilizado na RDC. Portanto, a alternativa correta é: d) Núcleo de segurança do paciente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a RDC nº 36, de julho de 2013, todos os serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa, devem constituir instância para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, que terá a denominação de Núcleo de segurança do paciente. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

(HUAP-UFF/EBSERH/IBFC/2016) Sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. O PNSP tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. II. O Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP) é composto por representantes apenas do Ministério da Saúde. III. O Ministério da Saúde instituirá incentivos financeiros para a execução de ações e atividades no âmbito do PNSP, conforme normatização específica, mediante prévia pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT). IV. Segurança do Paciente é a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III, apenas
b) I, II, III e IV
c) I apenas
d) I, III e IV, apenas
e) I e IV, apenas

(IF-PR/UFPR/2023) O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) (Portaria nº 529/2013) foi criado para contribuir com a qualificação do cuidado na prevenção e redução de incidentes na área da saúde em todos os estabelecimentos nacionais. Esse programa é constituído por 4 eixos principais, que são:
a) Capacitação da comunidade em geral; investidura de comissão de avaliação de danos e incidentes; sistema da notificação. Punitiva dos responsáveis; inclusão do tema segurança no ensino.
b) Envolvimento do cidadão na sua segurança; protocolos de biossegurança; comissão de investigação com efeito corretivo. e punitivo; incremento de pesquisa em segurança do paciente.
c) Estimulo à prática assistencial segura; envolvimento do cidadão na sua segurança: inclusão do tema segurança do paciente no ensino; incremento de pesquisa em segurança do paciente.
d) Investidura de comissão de avaliação de danos e incidentes; protocolos de punição dos responsáveis; incremento de pesquisa em segurança do paciente; inclusão do tema segurança do paciente no ensino.
e) Estímulo à prática assistencial segura; envolvimento do cidadão na sua segurança; investidura de comissão de avaliação de danos e incidentes; protocolos de punição aos responsáveis.

(EBSERH Nacional/VUNESP/2020) “... Podemos dizer, de forma muito realista, que a inovação e a melhoria dos padrões de cuidado criam novas formas de dano, uma vez que surgem novas maneiras pelas quais o sistema de saúde pode falhar, prejudicando os pacientes” (Vincent e Amalberti, 2016). Em relação à segurança do paciente,
a) segundo a OMS, a definição de evento adverso corresponde ao comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito oriundo, incluindo-se lesão, morte e incapacidade.
b) as metas internacionais para a segurança do paciente foram estabelecidas de acordo com as 6 áreas de maior excelência na área da prestação de assistência direta ao paciente.
c) no Brasil, os processos pela busca da certificação de qualidade foram aplicados nas instituições privadas do país, estando as instituições públicas ausentes desse processo.
d) pensando na segurança do paciente como uma estratégia para o mundo, em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente (World Alliance for Patient Safety).
e) de acordo com a primeira meta internacional de segurança (Meta 1), as instituições devem assegurar cirurgias com local de intervenção e procedimento corretos, evitando, assim, danos ao paciente.

(UFPB/AOCP/2019) Constituem-se objetivos específicos do Programa Nacional de Segurança do Paciente, EXCETO
a) envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança do paciente.
b) fomentar a inclusão do tema segurança do paciente no ensino técnico e de graduação e pós-graduação na área da saúde.
c) promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, principalmente no que tange ao uso racional de medicamentos.
d) produzir, sistematizar e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente.
e) ampliar o acesso da sociedade às informações relativas à segurança do paciente.

Mais conteúdos dessa disciplina