Buscar

A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse ar...

A coluna vertebral é formada por um conjunto de 31 a 33 vértebras, subdivididas em regiões cervical, torácica, lombar e sacral. Para manter esse arranjo estrutural estável e, ao mesmo tempo, capaz de possibilitar movimentos em todos os planos, diferentes estruturas fazem parte da respectiva composição. Em relação à morfologia da coluna vertebral, assinale a alternativa correta.
As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais.
Nos casos de hérnias nessa região, os forames podem comprimidos e gerar a diminuição do fluxo cerebral posterior.
Na coluna, a junção toracolombar é caracterizada pela presença do promontório sacral (borda anterior proeminente de S1).
A medula espinal está localizada no interior da coluna vertebral, no canal vertebral, ocupando esse espaço por completo.
A região torácica, por ser o local onde estão presentes órgão vitais, apresenta as vértebras mais desenvolvidas da coluna vertebral - são as maiores e mais estáveis.
De um modo geral, as vértebras apresentam um arco anterior e corpo posterior.
No corpo são formadas as articulações intercorpovertebrais, caracterizadas pela presença do disco intervertebral.

Essa pergunta também está no material:

estacio
1 pág.

Anatomia I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: As vértebras cervicais apresentam forames transversos, por onde transitam as artérias e veias vertebrais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais