Buscar

Defina medicamento genérico, referência e similar, e diga a intercambialidade entre eles: Medicamento Genérico: Contém o mesmo fármaco (princípio a...

Defina medicamento genérico, referência e similar, e diga a intercambialidade entre eles:
Medicamento Genérico: Contém o mesmo fármaco (princípio ativo), em concentração, forma farmacêutica, via de administração e indicação terapêutica iguais às do medicamento de referência (também chamado de original ou inovador), podendo ser com este intercambiável.
Medicamento similar: Possui idênticos princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica aos do medicamento de referência, sendo sempre comercializado com nome de fantasia (nome comercial ou marca). Para o medicamento similar ser intercambiável, deve conter na caixa e na bula: “MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA”
Medicamento Referência: Medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. É intercambiável com genérico ou similar.

Essa pergunta também está no material:

P1 - 241 e 242 (EAD)
9 pág.

Farmacologia I Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Medicamento genérico é aquele que contém o mesmo princípio ativo, na mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração e indicação terapêutica do medicamento de referência, podendo ser intercambiável com este. Medicamento similar é aquele que possui o mesmo princípio ativo, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, sendo sempre comercializado com nome de fantasia (nome comercial ou marca). Para ser intercambiável, deve conter na caixa e na bula a frase “MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA”. Medicamento de referência é o medicamento inovador, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. É intercambiável com genérico ou similar. A intercambialidade entre medicamentos genéricos, similares e de referência significa que eles podem ser substituídos uns pelos outros, desde que atendam aos critérios de intercambialidade estabelecidos pela ANVISA. Isso significa que, se um medicamento genérico ou similar é intercambiável com o medicamento de referência, ele pode ser usado em seu lugar, sem prejuízo para a eficácia e segurança do tratamento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais