Buscar

Qual das afirmacoes a seguir está correta em relação ao tratamento de intoxicação por organofosforados em animais? a. A suplementação de oxigênio s...

Qual das afirmacoes a seguir está correta em relação ao tratamento de intoxicação por organofosforados em animais?
a. A suplementação de oxigênio será suficiente para reverter o quadro respiratório decorrente da intoxicação.
b. A adrenalina deverá ser utilizada rapidamente para aumentar a frequência cardíaca nessa intoxicação, pois sua ação em receptores muscarínicos reverterá adequadamente a bradicardia decorrente da ativação dos receptores M2.
c. Caso o animal tenha sido intoxicado somente com organofosforado, pode-se administrar pralidoxima, pois ocorrera a reativação da atividade da acetilcolina devido a remoção do organofosforado que está ligado ao sitio de ação esterásico da acetilcolinesterase.
d. As manifestações clinicas apresentadas pelo paciente são decorrentes da ativação do SN parassimpático (receptores muscarínicos pré e pós-ganglionares), nervos motores somáticos (nicotínicos) e receptores colinérgicos em SNC.
e. A atropina deverá ser administrada no paciente até a estabilização dos efeitos da ativação dos receptores muscarínicos, o que poderá ser evidenciado por diminuição das secreções, taquicardia e midríase.

Essa pergunta também está no material:

PROVA DE FARMACOLOGIA P2
4 pág.

Farmacologia Veterinária I Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: A atropina deverá ser administrada no paciente até a estabilização dos efeitos da ativação dos receptores muscarínicos, o que poderá ser evidenciado por diminuição das secreções, taquicardia e midríase. A intoxicação por organofosforados em animais pode causar manifestações clínicas decorrentes da ativação do sistema nervoso parassimpático (receptores muscarínicos pré e pós-ganglionares), nervos motores somáticos (nicotínicos) e receptores colinérgicos no sistema nervoso central. O tratamento inclui a administração de atropina para bloquear os efeitos da ativação dos receptores muscarínicos e a remoção do organofosforado que está ligado ao sítio de ação esterásico da acetilcolinesterase. A pralidoxima pode ser utilizada em conjunto com a atropina para reativar a atividade da acetilcolina, mas somente se o animal não estiver intoxicado com carbamatos. A suplementação de oxigênio não é suficiente para reverter o quadro respiratório decorrente da intoxicação. A adrenalina não é indicada para aumentar a frequência cardíaca nessa intoxicação, pois sua ação em receptores muscarínicos pode piorar a bradicardia decorrente da ativação dos receptores M2.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando