Buscar

A loja Formiga Ltda., da cidade de Governador Celso Ramos (SC), recolheu valor inferior de IMCS, tributo sujeito ao lançamento por homologação, cuj...

A loja Formiga Ltda., da cidade de Governador Celso Ramos (SC), recolheu valor inferior de IMCS, tributo sujeito ao lançamento por homologação, cujo fato gerador ocorreu no dia 5 de fevereiro de 2016. A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (Sefaz) fez o lançamento para o pagamento do ICMS devido pelo estabelecimento no dia 5 de fevereiro de 2021. Com base nessa situação e observando o que prevê CTN, aponte a alternativa correta:​​​​​​​ A. os tributos sujeitos ao lançamento por homologação se baseiam por regra primordial no disposto no art. 173, inciso I, do CTN em matéria de prazo decadencial e, por tal razão, a Sefaz fica impedida de cobrar o imposto devido pelo estabelecimento. B. como foi ultrapassado o prazo decadencial, a Sefaz fica impossibilitada de cobrar a dívida tributária da loja Formiga Ltda., ainda que haja comprovação de comportamento fraudulento por parte do estabelecimento devedor. C. em se provando ausência do pagamento de ICMS por parte da loja Formiga Ltda., a Sefaz poderá realizar a cobrança do crédito tributário valendo-se da regra do art. 173, inciso I, do CTN, ainda que se trate de tributo sujeito a lançamento por homologação. D. se houver declaração do débito por parte do estabelecimento, o prazo decadencial quinquenal para a Sefaz constituir o crédito tributário conta-se na forma do art. 173, inciso I, do CTN por se tratar de ICMS, sujeito ao lançamento por homologação. E. a Sefaz, por ter deixado de lançar o ICMS de 2016, tem cinco anos para realizar o lançamento, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele que poderia ter ocorrido o lançamento, isto é, cinco anos contados do dia da ocorrência do fato gerador.

💡 2 Respostas

User badge image

Jô Andrade

Você acertou!

RESPOSTA: C. em se provando ausência do pagamento de ICMS por parte da loja Formiga Ltda., a Sefaz poderá realizar a cobrança do crédito tributário valendo-se da regra do art. 173, inciso I, do CTN, ainda que se trate de tributo sujeito a lançamento por homologação.

EXPLICAÇÃO: Os tributos sujeitos ao lançamento por homologação respeitam a regra do art. 150, § 4º, do CTN, que prevê: “O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa. [...] § 4º Se a lei não fixar prazo a homologação, será ele de cinco anos, a contar da ocorrência do fato gerador; expirado esse prazo sem que a Fazenda Pública se tenha pronunciado, considera-se homologado o lançamento e definitivamente extinto o crédito, salvo se comprovada a ocorrência de dolo, fraude ou simulação” (BRASIL, 1966, on-line).

Mesmo sendo um tributo sujeito a lançamento por homologação, na ocorrência de fraude, dolo, simulação ou ausência de pagamento, a regra será pelo art. 173, inciso I, do CTN (BRASIL, 1966).

Por força da Súmula nº 555 do STJ: “Quando não houver declaração do débito, o prazo decadencial quinquenal para o Fisco constituir o crédito tributário conta-se exclusivamente na forma do art. 173, I, do CTN, nos casos em que a legislação atribui ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa” (BRASIL, 2015, on-line).

O ICMS não é um imposto que depende de lançamento de ofício; dessa maneira, aplica-se, genericamente, a regra do art. 150, § 4º, do CTN, uma vez que tal tributo se vale pelas regras do lançamento por homologação.​​​​​​



1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E. De acordo com o art. 173, I, do CTN, o prazo decadencial para a Fazenda Pública constituir o crédito tributário é de cinco anos, contados do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado. No caso apresentado, o fato gerador ocorreu em 5 de fevereiro de 2016, e a Sefaz fez o lançamento para pagamento do ICMS devido em 5 de fevereiro de 2021, dentro do prazo de cinco anos previsto em lei.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais