Logo Passei Direto
Buscar

Parasitologia

Biológicas / Saúde
Além do exame parasitológico, que fornece informação da espécie de parasita intestinal pela qual o paciente está infectado, as amostras de fezes podem ser analisadas pela coprologia funcional. Nesse estudo, são realizados testes bioquímicos e análise macroscópica e microscópica das fezes com o objetivo de estudar as funções digestivas do paciente. Para realizar a coprologia funcional e atender às exigências dos diversos testes, o paciente deve fazer uma dieta alimentar e restringir alguns medicamentos e alimentos. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre os cuidados necessários para a coleta das fezes para análise por coprologia funcional. I. Para analisar a presença de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico, é desnecessário realizar dieta prévia e abster-se de medicamentos. II. A coleta de amostra de fezes é contraindicada caso o paciente apresente doenças na gengiva. III. É necessária a abstenção de consumo de gorduras nas 40 horas que precedem a coleta das fezes. IV. Indica-se o uso de supositórios ou laxantes para o esvaziamento de todo conteúdo intestinal, e todo volume defecado deve ser imediatamente enviado ao laboratório, sem uso de conservantes. Está correto apenas o que se afirma em: I e II. II e III. III e IV. I e IV.
User badge image
herica dias

há 2 anos

User badge image
herica dias

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Para analisar a presença de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico, é desnecessário realizar dieta prévia e abster-se de medicamentos. Falso. Geralmente, é necessário seguir uma dieta prévia e evitar certos medicamentos que podem interferir no resultado do teste de sangue oculto. II. A coleta de amostra de fezes é contraindicada caso o paciente apresente doenças na gengiva. Falso. Doenças na gengiva não são uma contraindicação para a coleta de fezes. III. É necessária a abstenção de consumo de gorduras nas 40 horas que precedem a coleta das fezes. Verdadeiro. A abstenção de gorduras é uma recomendação comum para evitar interferências nos resultados. IV. Indica-se o uso de supositórios ou laxantes para o esvaziamento de todo conteúdo intestinal, e todo volume defecado deve ser imediatamente enviado ao laboratório, sem uso de conservantes. Falso. O uso de supositórios ou laxantes não é uma prática padrão recomendada para a coleta de fezes para coprologia funcional. Com base nas análises, apenas a afirmativa III está correta. Portanto, nenhuma das alternativas apresentadas (I e II; II e III; III e IV; I e IV) contém apenas itens verdadeiros. Você precisa criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: I e IV. Justificativa: I. Para analisar a presença de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico, é desnecessário realizar dieta prévia e abster-se de medicamentos. - Correta. Não é necessário fazer dieta prévia ou abster-se de medicamentos para analisar a presença de sangue oculto nas fezes pelo método imunoquímico. II. A coleta de amostra de fezes é contraindicada caso o paciente apresente doenças na gengiva. - Incorreta. A coleta de amostra de fezes não é contraindicada caso o paciente apresente doenças na gengiva. III. É necessária a abstenção de consumo de gorduras nas 40 horas que precedem a coleta das fezes. - Incorreta. Não é necessária a abstenção de consumo de gorduras nas 40 horas que precedem a coleta das fezes. IV. Indica-se o uso de supositórios ou laxantes para o esvaziamento de todo conteúdo intestinal, e todo volume defecado deve ser imediatamente enviado ao laboratório, sem uso de conservantes. - Correta. Indica-se o uso de supositórios ou laxantes para o esvaziamento de todo conteúdo intestinal, e todo volume defecado deve ser imediatamente enviado ao laboratório, sem uso de conservantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

César Augusto

mês passado

Resposta correta era I e II, corrigido pelo AVA

I. ✔️ Correta

  • Para pesquisa de sangue oculto pelo método imunoquímico (FIT) não é necessário dieta nem suspensão de medicamentos, diferentemente do método baseado na reação da guaiaca, que sofre interferência de carne vermelha, vegetais e alguns fármacos.

II. ✔️ Correta

  • Doenças gengivais podem provocar sangramentos que contaminam a amostra e geram falsos positivos em testes de sangue oculto.

III. ❌ Incorreta

  • Na coprologia funcional, para pesquisa de esteatorreia, recomenda-se aumento da ingestão de gordura antes do exame, e não abstinência.

IV. ❌ Incorreta

  • Não se deve usar laxantes ou supositórios para coleta. A amostra deve ser obtida de evacuação espontânea e enviada em porção representativa (não precisa ser todo o volume fecal).

???? Correto apenas o que se afirma em I e II.

✅ Resposta: B - I e II

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina